PIUMHI – Na manhã desta quarta-feira, 24, o prefeito de Piumhi, Paulo César Vaz, confirmou a assinatura de uma ordem de serviço para a pavimentação poliédrica de estradas na zona rural da cidade. As obras estão previstas para iniciar em breve.
Segundo informações da prefeitura, a construção, resultado de uma parceria entre a prefeitura e a Caixa Federal, é financiada por verbas federais provenientes de um orçamento parlamentar. Segundo o prefeito, o montante exigido para a realização do projeto já está disponível nos cofres municipais, e todas as fases, inclusive a licitação, foram finalizadas.
Ainda de acordo com ele, o primeiro trecho a ser contemplado com a pavimentação será a estrada para a região da Água Fria, conhecida pela dificuldade de acesso, especialmente durante o período chuvoso. A iniciativa beneficiará significativamente os moradores locais, melhorando a qualidade de vida e a acessibilidade na região.
Educação
De acordo com informações da prefeitura, a Secretaria Municipal de Educação de Piumhi deu continuidade aos Projetos de Formação Continuada, nos dias 16 e 17, promovendo um evento na Escola Municipal Josino Alvim voltado para os profissionais das escolas, creches e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei).
No início do evento, os educadores das creches e Cmeis participaram de uma sessão com o tema “Empatia e Afetividade na Inter-relação entre Profissional e Criança”. Durante o encontro, houve momentos de reflexão conduzidos pelos supervisores dessas instituições, análise de mensagens e a exibição de um filme. A psicóloga Alice Lopes de Oliveira deu uma palestra e apresentou um filme que ressalta a importância da empatia e da afetividade na educação infantil.
No dia seguinte, após a abertura feita pela secretária de Educação Vanilda Soares, houve duas atividades de formação. O primeiro momento foi direcionado às professoras regentes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, oferecido pelo grupo Saber, responsável pelo Programa Acerta Brasil. A educadora Silvana Gazott abordou o tema “Avaliação por Competências e Habilidades”.
Em seguida, as professoras de Atendimento Educacional Especializado (AEE) participaram de um estudo dentro de sala de aula sobre Autismo, conduzido pela professora Adriana Soares Barbosa, especialista na área.