17 de janeiro de 2025
Anúncio foi feito durante encontro que reuniu prefeitos das macrorregiões do Sul e Sudoeste de Minas Gerais, realizado na cidade de São Lourenço / Foto: Divulgação
S. S. PARAÍSO – O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais, lançou oficialmente nesta quinta-feira, 16, a candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A eleição na associação está prevista para abril e o mandato é de três anos.
Reeleito em Paraíso com 91,63% dos votos em outubro do ano passado, Morais foi eleito por unanimidade, no dia 3 deste mês, para a presidência da Associação Pública dos Municípios do Médio Rio Grande (Ameg).
Ontem, durante encontro promovido pela AMM em São Lourenço que reuniu prefeitos do Sul e Sudoeste de Minas, Morais oficializou a candidatura e propôs uma composição entre os candidatos para evitar divisões entre prefeitos
Segundo informações da Ameg, ao discursar, representando a associação, Morais convocou o prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão, e o atual presidente da AMM, Marcos Vinícius Bizarro, para um almoço que seria realizado ontem.
“O objetivo era debater uma possível composição política em nível regional e estadual, a fim de garantir a unidade entre os prefeitos na AMM. Contudo, o prefeito Falcão deixou o evento antes do encerramento, justificando outros compromissos em sua agenda”, informa a Ameg.
Marcelo Morais também foi recebido pelo presidente Marcos Vinícius para uma conversa. Na ocasião, Marcos anunciou oficialmente sua candidatura à reeleição como presidente da AMM.
Até o momento, estão na disputa pelo cargo de liderança da AMM os prefeitos de Paraíso, de Patos de Minas, e o ex-prefeito de Coronel Fabriciano, atual presidente da associação.
Segundo Morais, o momento foi importante para alinhar bases políticas, lançar sua candidatura à presidência da AMM como representante do Sudoeste mineiro e destacar a necessidade de atenção à região, historicamente preterida em termos de representatividade na associação, aponta a Ameg.
“Não vou me furtar de levar ao conhecimento do estado de Minas Gerais o quanto a nossa região precisa dessa representatividade. Sou candidato à presidência pelo Sudoeste, pela região Sul e por Minas Gerais, para garantir, principalmente, que a causa municipalista seja defendida a todo momento”, afirma o prefeito de Paraíso.
Disputa
O prefeito reeleito de Patos de Minas, Luis Eduardo Falcão (Novo), está na disputa pela presidência da AMM para o triênio 2025-2028. A candidatura dele foi divulgada no dia 8 deste mês por meio de redes sociais.
Atualmente, Falcão é segundo vice-presidente da AMM. O atual presidente da associação, Marcos Vinícius Bizarro, deixou de ser prefeito de Coronel Fabriciano, onde fez o sucessor, Sadi Lucca (PL), o que tem gerado resistência para a reeleição dele na entidade.
“Não dá para a AMM ser dirigida por alguém que não é mais prefeito. Nós queremos ser representados por nós mesmos. Não precisamos que ex-prefeitos tomem conta desse espaço como se eles fossem donos”, disse Falcão em um vídeo.