Destaques Política

Prefeito de Guapé cancela Carnaval e aponta situação delicada no município

25 de janeiro de 2025

Prefeitura divulgou balanço da situação da Saúde no município para justificar a decisão do cancelamento do Carnaval neste ano / Foto: Reprodução

GUAPÉ – O prefeito interino de Guapé, Randerson Ribeiro, cancelou as festividades do Carnaval neste ano e anunciou que deve priorizar os investimentos em áreas como saúde, educação e infraestrutura na zona rural do município.

As medidas foram anunciadas em carta aberta à população divulgada em rede social da prefeitura nesta sexta-feira.

“Tomar esta decisão não foi fácil, mas acreditamos que a verdadeira festa que precisamos promover agora é uma festa de conquistas. Vamos trabalhar para devolver à população aquilo que é seu por direito: acesso digno à saúde, educação de qualidade e infraestrutura adequada que conecte a cidade a zona rural”, diz a carta.

Segundo Randerson, na área da saúde, por exemplo, há 13.178 solicitações de exames, consultas especializadas e retornos em espera. O prefeito aponta que, após assumir o cargo, encontrou a prefeitura em situação “extremamente delicada”.

Após ser eleito vereador e presidente da Câmara, Randerson assumiu a prefeitura devido à decisão da Justiça Eleitoral que impediu a posse do candidato mais votado em outubro do ano passado para o Executivo, Thiago Câmara.

“Nossa cidade enfrenta desafios críticos em áreas que afetam diretamente a qualidade de vida da população. Hoje, é nossa obrigação priorizar o que é essencial e inadiável: saúde, educação e infraestrutura das estradas rurais”, afirma Randerson na carta.

Segundo a carta, são 265 exames cardiológicos, 77 exames de otorrinolaringologia, 143 exames neurológicos, 365 exames de gastroenterologia, oito exames urológicos, 529 ressonâncias magnéticas, 986 tomografias, 1.232 consultas especializadas, 100 retornos de consultas especializadas, 8.099 exames laboratoriais de rotina (PSF), 990 exames laboratoriais pediátricos e 25 exames laboratoriais do programa Hiperdia. “Este total de 13.178 demandas é a nossa prioridade absoluta. A saúde não pode esperar, e cada recurso economizado será direcionado para reduzir filas, atender com qualidade e garantir um atendimento digno a todos os guapeenses”, afirma.

Outras áreas

O prefeito interino também aponta que há outras áreas que necessitam de atenção urgente. “Nossas escolas precisam de melhorias para que nossos jovens tenham o ambiente e os recursos adequados para aprender e crescer”, disse.

Na zona rural, segundo ele, os cerca de 3,4 mil quilômetros de estradas estão em condições precárias e com um orçamento 83% menor que o ano anterior, dificultando o deslocamento de quem vive e trabalha na zona rural e prejudicando o escoamento da nossa produção agrícola.

“Recuperar essas vias é essencial para impulsionar a economia local e melhorar a qualidade de vida de quem depende delas diariamente”, assegurou.

“Queremos, no futuro, celebrar um Carnaval onde todos possam festejar com saúde, com suas demandas atendidas, com estradas seguras e com orgulho da cidade que estamos construindo juntos”, completou o prefeito.

Ele reforça ainda que a prefeitura está à disposição da população para esclarecer dúvidas e ouvir sugestões, com base no diálogo e na transparência.