PIUMHI – O prefeito de Piumhi, Paulo Vaz, acompanhado do secretário de Obras, Tadeu Augusto, anunciaram nesta semana um conjunto de obras que serão executadas neste ano no município.
De acordo com o prefeito, o plano de obras, que engloba múltiplos aspectos do desenvolvimento urbano, tem o objetivo de aprimorar a qualidade de vida dos cidadãos e abordar diversas necessidades da comunidade, desde a melhoria da infraestrutura viária até a promoção de espaços públicos de convívio e lazer.
Entre as obras previstas, segundo o prefeito, está a reforma da creche Lusmaria e o recapeamento de algumas ruas, que será uma medida crucial para garantir a mobilidade urbana eficiente e segura. O projeto inclui a construção de uma praça no bairro Nova Esperança, na região da Lagoinha, com o intuito de promover um espaço de encontro e integração para os moradores daquela localidade.
Vaz anunciou o início da reforma do Ginásio Poliesportivo de Piumhi, visando oferecer instalações esportivas modernas e funcionais à população, além da construção de uma praça no loteamento ‘Morada do Sol’,com o objetivo de criar um ambiente acolhedor e recreativo, proporcionando momentos de lazer para todas as faixas etárias.
Segundo o prefeito, a administração também está comprometida em realizar uma intervenção na ponte do Curumim e reforma nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Por fim, Vaz pretende ainda instalação de um centro de fisioterapia pulmonar, que deve proporcionar tratamento especializado aos pacientes nesta área e, consequentemente, melhorar a rede de saúde do município.
Segundo a prefeitura, essas obras deve promover significativamente o cenário urbano da cidade, reforçando o comprometimento da equipe com esses empreendimentos de impacto em atender as necessidades da população, com investimentos em infraestrutura, bem-estar e qualidade de vida.
Saúde
A secretária municipal de Saúde, Rosângela Terra, e o diretor do Departamento de Atenção à Saúde, Adael Tavares, apresentaram, durante reunião extraordinária da Câmara, os indicadores de saúde, metas programadas, além de recursos financeiros executados referentes ao 1º Quadrimestre de 2023.
A secretária detalhou os indicadores e metas realizados de janeiro a abril desse ano, ressaltando o trabalho da Atenção Primária à Saúde. Na ocasião, ela anunciou a construção de uma décima segunda unidade no município, a “UBS Joaquim Tomé de Andrade” e ainda de duas que estão previstas para o próximo ano.
O diretor informou sobre os atendimentos de enfermagem na Atenção Básica e o número da população cadastrada e assistida em cada uma das unidades do município.
Ainda foram repassados como funcionam os serviços e atividades ofertados pela Saúde Bucal com relatório dos principais atendimentos realizados e os programas disponibilizados; do Centro de Atendimento à mulher e à criança, que focam nos atendimentos às gestantes e pediatria.
Outro ponto abordado foram os resultados e indicadores da Vigilância em Saúde que são compostas por Vigilância Epidemiológica, sendo as principais doenças e agravos; da Saúde do Trabalhador (número total de acidentes de trabalhos notificados, investigados e acompanhados); da Situação de Saúde, responsável pelo cadastramento de nascidos, óbitos, entre outros. Em seguida, destacou-se a situação vacinal e programa nacional de vacinação, o qual não foi possível cumprir as metas estabelecidas nesse período.
Ainda durante a reunião, foram apresentados dados sobre a Vigilância Ambiental – Endemias, um levantamento dos serviços prestados nesse período quanto a Oxigenoterapia e atendimentos realizados no Centro de Especialidades Médicas (CEM), e no setor de fisioterapia, no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II e o AD), na Farmácia Municipal, além do quadro de consultas e cirurgias realizadas durante o ano de 2023.