4 de janeiro de 2025
PAIS, RESPONSÁVEIS OU OS PRÓPRIOS ESTUDANTES MAIORES DE IDADE DEVEM APRESENTAR DOCUMENTAÇÃO NAS ESCOLAS PARA CONFIRMAÇÃO DAS MATRÍCULAS EFETUADAS PELO CADASTRO ESCOLAR 2024 / Foto: Reprodução
BELO HORIZONTE – Termina na próxima sexta-feira, 10, o prazo para que estudantes ou responsáveis confirmem as matrículas do Cadastro Escolar 2025. A confirmação deve ser feita presencialmente, nas escolas da rede pública estadual de ensino.
Segundo informações da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE), os inscritos pelo Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem) devem comparecer à instituição de ensino designada para apresentar os documentos necessários.
“A vaga na rede pública é garantida somente com a matrícula efetiva. É fundamental que todos os estudantes compareçam à escola indicada com a documentação necessária”, destaca a superintendente de Organização Escolar e Informações Educacionais, Simone Emerick.
Para comprovar os dados, os pais, responsáveis ou os estudantes devem apresentar documento de identidade, original e cópia, ou equivalente, como certidão de nascimento, casamento ou estudante; CPF, original e cópia; comprovante de residência em nome de um dos responsáveis ou de estudante, caso seja maior de idade; histórico escolar ou declaração de transferência para os contemplados com vaga a partir do 2º ano fundamental, com habilitação do ano de escolaridade que está habilitado a cursar em 2025, ficando o documento original na escola; histórico escolar ou declaração de conclusão do ensino médio ou parecer da SEE e publicação de equivalência de estudos, concluídos no exterior, ao Ensino Médio Brasileiro, para o candidato/estudante que for ingressar no curso técnico na forma subsequente; histórico escolar ou declaração de escolaridade, comprovando matrícula no Ensino Médio para o estudante que for ingressar no curso técnico na forma concomitante; Cartão da Criança atualizado ou Caderneta de Saúde atualizada para estudantes com até 10 anos de idade, original e cópia.
Os candidatos podem conferir para qual escola o estudante foi direcionado pelo site do Cadastro Escolar (https://cadastroescolar.educacao.mg.gov.br/). As secretarias das escolas estaduais atendem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Caso o estudante tenha sido direcionado para uma escola da rede municipal, a família deve observar os prazos definidos por cada cidade e entrar em contato com a Secretaria Municipal de Educação para efetivar a matrícula.
Vagas remanescentes
Os estudantes que perderam o prazo de inscrição entre os meses de outubro e novembro, poderão tentar uma vaga de 21 a 31 de janeiro, no próprio site do Cadastro Escolar. Nesse caso, o encaminhamento dependerá da disponibilidade de vagas nas escolas próximas ao endereço informado.
Ano letivo 2025
Conforme publicado em outubro no Diário Oficial de Minas Gerais, o Calendário Escolar de 2025 da rede estadual pública de ensino indica o início do ano letivo no dia 10 de fevereiro, em todas as mais de 3,4 mil escolas da rede estadual.