PRATÁPOLIS – O município de Pratápolis sediou, nesta quarta-feira, 7, a capacitação dos coordenadores municipais do projeto Parlamento Jovem para o ano de 2024. Trata-se de um programa de formação política destinado a estudantes do ensino médio, realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em colaboração com as câmaras municipais. Em Passos, o projeto está na 4ª edição.
Segundo a Câmara de Passos, a capacitação, além de definirem a programação, os coordenadores estabeleceram estratégias de mobilização para incentivar a participação dos jovens no projeto.
A presidente da Câmara, Aline Macêdo, uma das coordenadoras do projeto, participou da capacitação acompanhada da servidora Regina Marques. Segundo Aline, o encontro serviu para adquirir novos conhecimentos e colaborar com os coordenadores do polo para o planejamento da edição de 2024, cujo tema será “Melhorias no ensino escolar”.
Aline destacou ainda a satisfação de liderar o projeto, recordando a trajetória do Parlamento Jovem no município e a evolução ao longo dos anos. “É gratificante ver os jovens contribuindo com propostas e, ainda mais, testemunhar a mudança em suas vidas com os ensinamentos do projeto”, afirmou.
Segundo a servidora Regina Marques, que assumiu a coordenação neste ano, expressou otimismo para a execução do projeto em 2024, junto aos vereadores Aline Macêdo e Dirceu Soares. “Esperamos a participação de muitos jovens, para que possamos ouvi-los e oferecer diversas políticas públicas para eles e toda a comunidade”, afirmou.
As inscrições para o Parlamento Jovem serão abertas no final deste mês de fevereiro. As atividades do projeto estão previstas em 14 de março.
Polo Sudoeste
O Polo Sudoeste é composto por 21 cidades: Albertina, Alpinópolis, Bandeira do Sul, Botelhos, Cabo Verde, Cássia, Campestre, Carmo do Rio Claro, Guaranésia, Guaxupé, Itaú de Minas, Juruaia, Jacuí, Monte Belo, Muzambinho, Nova Resende, Passos, Poços de Caldas, Pratápolis, São Pedro da União e São Sebastião de Paraíso.