Destaques Geral

Pratápolis lança roteiros turísticos sobre produção de frutas, religião e culinária

19 de dezembro de 2024

A CERIMÔNIA MARCOU O LANÇAMENTO DE TRÊS NOVOS ROTEIROS TURÍSTICOS QUE PROMETEM VALORIZAR AS RIQUEZAS NATURAIS, CULTURAIS E GASTRONÔMICAS DO MUNICÍPIO / Foto: Divulgação

PRATÁPOLIS – A cidade de Pratápolis celebrou um momento de grande importância para o desenvolvimento local com a formatura da primeira turma do curso Agente de Turismo Rural, oferecido pelo Sistema Faemg Senar, através do Sindicato dos Produtores Rurais de Pratápolis e apoio da prefeitura e câmara.

A cerimônia, realizada dia 11, não apenas destacou a conquista dos formandos, mas também marcou o lançamento de três novos roteiros turísticos que prometem valorizar as riquezas naturais, culturais e gastronômicas do município.

Adair José de Carvalho Júnior, presidente do Sindicato Rural de Pratápolis, reforçou as perspectivas promissoras do turismo para a região, destacando a vocação turística da área rural do município.

“A gente tem que abrir os olhos e enxergar de forma diferente, aquilo que para gente é algo comum, do dia a dia, para o turista é novidade, ele paga para ver tirar o leite, apanhar jabuticaba no pé, vivenciar a rotina na roça e isso é fonte de renda, principalmente para os pequenos produtores, é uma oportunidade de ouro para esses pequenos produtores”, ressalta.

O gerente regional do Sistema Faemg Senar Passos, Rogger Coelho, também destacou a importância do curso e do conhecimento, para transformar o modo de vida da comunidade.

“Transformação é algo em que nós acreditamos muito: transformar vidas e capacitar pessoas. Com o curso, os moradores de Pratápolis tiveram uma grande

transformação em seu próprio modo de ver a cidade, isso é muito importante. Se os próprios moradores tiveram essa transformação no modo de ver Pratápolis, quantas outras pessoas também podem se interessar em conhecer as belezas e riquezas que temos aqui?”, destaca.

O gerente destacou ainda o potencial do acolhimento do povo pratapolense. “Nós temos aqui três roteiros, mas ficou evidente também que o grande potencial turístico das cidades são as pessoas, que recebem muito bem todos os visitantes; isso ficou bem claro para mim. Então, somando-se as riquezas naturais, os produtores e todos os produtos produzidos aqui, mais as pessoas, já temos a receita perfeita para alavancar o turismo e ter muito sucesso”, disse.

A instrutora do curso, Claudia Ferreira, a “Caia”, destacou a importância de preparar a comunidade para o turismo. “A primeira coisa para se conhecer uma cidade é ter atividades organizadas e pessoas preparadas para conduzir os visitantes. O trabalho do programa Agente de Turismo Rural é sensibilizar, principalmente pequenas cidades, como Pratápolis, para grandes oportunidades que a indústria do turismo traz, porque as pessoas, muitas vezes, não reconhecem o turismo como uma indústria, porque não é num galpão, numa fábrica, são pequenos negócios espalhados pelas propriedades, que podem ser urbanas e rurais, gerando diversos empregos”, afirma.

Isaias Carvalho Maciel, um dos alunos formandos, mencionou o impacto positivo do curso e dos novos roteiros. “Eu me sinto honrado em fazer parte dessa turma. É um momento muito importante para o pessoal da zona rural, sendo mais uma fonte de renda que o produtor pode ter. É uma oportunidade de mostrar as nossas riquezas naturais, tudo o que Pratápolis oferece como atrativo na gastronomia, na religiosidade e na nossa essência, que é acolher bem as pessoas. Tenho certeza de que, se o turista vier a Pratápolis, ele sairá muito satisfeito e com vontade de voltar”, afirma.

Roteiros de Pratápolis

Caminho das Frutas – Uma Experiência Gastronômica

O primeiro roteiro apresentado foi o Caminho das Frutas, uma experiência única que explora a produção local de frutas, como uva e maracujá. O passeio, que acontece em parreirais e plantações de maracujá, oferece aos visitantes a oportunidade de degustar as frutas frescas e seus subprodutos, como geleias e sucos. A proposta é

promover uma imersão no campo, valorizando o trabalho dos pequenos produtores e proporcionando uma verdadeira vivência da produção rural.

Vivenciando Nossa Cultura – Turismo Religioso e Patrimônio Histórico

O segundo roteiro, Vivenciando Nossa Cultura, é um tributo ao rico patrimônio religioso de Pratápolis. O roteiro inclui visitas à Igreja do Divino Espírito Santo, um importante patrimônio arquitetônico da cidade, e à Capela de Santos Reis. Além disso, os visitantes terão a opção de seguir até a cidade vizinha de Cássia, onde se encontra o maior santuário dedicado a Santa Rita de Cássia, ampliando as possibilidades de atrativos culturais e religiosos para quem visita à região.

Sabores de Pratápolis – A Culinária Local em Destaque

O terceiro roteiro, Sabores de Pratápolis, é um convite para explorar a culinária típica da cidade. Durante o passeio, os turistas terão a oportunidade de saborear pratos que refletem a essência da gastronomia local, com destaque para os ingredientes e receitas tradicionais da região. O roteiro promete encantar os visitantes e colocar a cidade como um destino gastronômico de relevância.