Ícone do site Folhadamanha

“Pra Sempre Paquitas” está disponível na Globoplay; “A Chefinha” na Globo; Megapix exibe filmes com Arnold Schwarzenegger

A série “Pra Sempre Paquitas” está disponível na Globoplay e conta a trajetória de um dos maiores programas infantis da Tv. Na tarde da Globo, “A Chefinha”. O Megapix exibe uma maratona de comédias com Arnold Schwarzenegger./ foto: Divulgação

Globoplay

A série documental “Pra Sempre Paquitas”, disponível na Globoplay, revisita a trajetória das assistentes de palco do “Xou da Xuxa”, abordando não só os bastidores da criação do grupo, mas também as pressões estéticas e emocionais vividas pelas jovens Paquitas. No terceiro episódio da série, que inclui depoimentos de Xuxa e outras ex-participantes, são revelados detalhes sobre as rígidas exigências de emagrecimento e como essas cobranças afetaram a vida das meninas. O documentário também toca em questões de representatividade, destacando que, desde o início, Marlene Mattos, a diretora do programa, impunha um padrão estético de “brancas, loiras e magras”, deixando de fora muitas jovens que sonhavam em integrar o grupo.

Xuxa faz um mea-culpa ao refletir sobre seu papel nesse processo. Ela admite que, na época, faltou empatia de sua parte para perceber o quanto essa padronização excluía outras meninas. “Faltou maturidade da minha parte. Eu contribuí muito para isso”, confessou a apresentadora. A série também traz à tona a pressão que Xuxa mesma enfrentou em relação ao seu peso, revelando que, mesmo pesando 58 quilos, era criticada por Marlene, e quando chegou a 60, foi chamada de “gorda”. Foi nesse momento que Xuxa descobriu que estava grávida, ilustrando o quão intensas eram as cobranças.

As Paquitas também sofriam com as exigências de Marlene, e Ana Paula Guimarães, a ex-paquita Catuxa, contou que desenvolveu bulimia na adolescência devido à pressão para emagrecer. O grupo de ex-paquitas não culpa diretamente Xuxa, mas o documentário apresenta imagens antigas do “Xou da Xuxa” nas quais a apresentadora incentivava a perda de peso das meninas, o que, de certa forma, contribuiu para a atmosfera de cobrança estabelecida por Marlene. Andréa Faria, a Xiquita, relembra que Xuxa presenciava essas críticas sem interferir.

Xuxa admite que, naquela época, via como algo normal seguir as exigências de Marlene, tanto para ela quanto para as Paquitas, mas hoje reconhece que foi um grande erro. “Era como se o que Marlene queria fosse mais importante do que o que a gente sentia”, refletiu a apresentadora, com arrependimento. “Eu agi por ignorância, e há muitas coisas das quais me arrependo”, completou, reconhecendo o impacto que as cobranças tiveram sobre as jovens envolvidas no programa.

Marlene Mattos foi convidada a participar do documentário, mas recusou. Com cinco episódios, “Pra Sempre Paquitas” está disponível na Globoplay e oferece uma visão íntima sobre os bastidores de um dos programas infantis mais populares da televisão brasileira, revelando os desafios enfrentados pelas meninas que se tornaram ícones de uma geração.

Globo

Às 15h20, a Globo exibirá “A Chefinha”, um filme de comédia norte-americano de 2019 dirigido por Tina Gordon Chism. A trama gira em torno de uma mulher de meia-idade, exausta com as responsabilidades da vida adulta, que inesperadamente recebe a chance de voltar a ser jovem. No entanto, ela logo descobre que a juventude também traz seus desafios e lições. O elenco conta com Issa Rae, Justin Hartley, Marsai Martin, Rachel Dretch, Regina Hall e Tone Bell.

Megapix

Hoje, a partir das 19h, o Megapix apresenta uma maratona de comédias estreladas por Arnold Schwarzenegger. O especial começa com “Júnior”, onde Schwarzenegger interpreta um cientista que aceita ser o primeiro homem grávido, ao lado de Danny DeVito. Às 21h, é a vez de “Irmãos Gêmeos”, em que Schwarzenegger e DeVito voltam a atuar juntos, interpretando irmãos separados no nascimento. Para encerrar a noite, às 23h05, o canal exibe “Um Tira no Jardim de Infância”, com Schwarzenegger no papel de um policial que se disfarça de professor para capturar um criminoso.

Sair da versão mobile