4 de junho de 2025
Paulo Natir
“Eis que venho sem demora, guarda bem o que tens para que ninguém tome a sua coroa”. Apocalipse 3.11”.
Quando a gente pensa que já viu de tudo em Brasília (DF) estamos muitíssimos enganados. Pior, estamos sendo literalmente roubados. O golpe nos aposentados e pensionistas do INSS é horripilante. Causa náuseas. Olha o ponto que chegaram os políticos brasileiros. Não adianta trocar o ministro. É preciso prender os responsáveis, devolver o dinheiro e recuperar a grana preta surrupiada. O ex-ministro da Previdência Carlos Lupi (PDT) é reincidente. Foi demitido no governo Dilma suspeito de irregularidades.
Falando da Capital Federal, o STF (Supremo Tribunal Federal) volta a discutir nessa quarta-feira um dos desafios mais urgentes – a regulamentação das plataformas digitais e redes sociais. O objetivo é conseguir equilíbrio entre a Liberdade de Expressão e a proteção dos Direitos Humanos. O STF analisa esse tema devido a inercia do Congresso Nacional. A maior discussão gira em torno da responsabilização das plataformas, as chamadas big techs, por conteúdos ilícitos publicados por usuários como discursos de ódio, fake news, incitação à violência e todo tipo de crimes contra a população. A direita brasileira insiste em dizer que regulamentar é censurar – o que não é verdade. A União Europeia e o Canada já regulamentaram o mundo virtual através da moderação de conteúdo. Por aqui estamos expostos a todas das mazelas das redes. Somos náufragos no mar da desinformação. As principais vítimas desses graves crimes são crianças e idosos.
Outro assunto que deverá ser analisado em breve pelo STF gira em torno do meio ambiente. O atual Congresso aprovou lei que flexibiliza a Licença Ambiental. Conforme o texto aprovado as empresas e empreendedores podem se auto fiscalizar e emitir licença ambiental de seus empreendimentos. Imaginem o tamanho do estrago. Essa medida é pior que as agressões feitas a Marina Silva (ministra do Meio Ambiente) em recente visita que ela fez a uma comissão permanente no Senado. Vamos todos ficar atentos.
Aqui em Passos um grupo vem se mobilizando em torno de uma reivindicação extremamente sensível: a instalação do Caps 3 (Centro de Atenção Psicossocial). O crescimento da cidade é uma realidade. Nossos dirigentes deveriam estar mais preocupados com o bem-estar de todos. Segundo informações, há estudo mostrando a viabilidade e necessidade dessa demanda prioritária.
Aproveito a oportunidade para prestar uma simples homenagem póstuma ao grande cinegrafista Itamar Bonfim – pioneiro em produções áudio visuais na região. Influenciado principalmente pelo Cinema Novo – movimento cultural que teve início no Brasil no final da década de 50 – Itamar começou literalmente com uma câmera na mão e uma ideia na cabeça. Com extrema dedicação e grande talento ele registrou os principais eventos na cidade pelo menos nas últimas quatro décadas. Itamar divertiu e emocionou toda região. Através de sua Videorama, ele buscou o que a de mais moderno no Brasil e no mundo para levar ao público sua grande criatividade. Suas atividades se tornaram um grande patrimônio e enriqueceram muito nossa cidade. Que seu grande talento e determinação inspire muito as novas gerações. Lamento também a morte dos amigos Nilton Valadão e Jairo Luiz, além do mago da fotografia, o premiadíssimo fotografo Sebastião Salgado e do revolucionário e muito querido Papa Francisco Uma boa semana a todos!
PAULO NATIR é Jornalista