Destaques Polícia

São Sebastião do Paraíso registra 14 queimadas em três dias

Por Ralph Diniz / Especial

30 de setembro de 2020

Foto: Divulgação

S. S. PARAÍSO – As altas temperaturas registradas nos últimos dias têm aumentado de forma significativa o número de queimadas na região e dado muito trabalho ao Corpo de Bombeiros. Somente no último fim de semana, diversos incêndios ocorreram em São Sebastião do Paraíso e em cidades vizinhas. De acordo com o 2º Pelotão de Corpo de Bombeiros de Paraíso, de sexta-feira, 25, a domingo, 27, foram registradas 14 queimadas: oito delas ocorreram na zona rural ou às margens das rodovias MGC-491, BR-265 e MG-050. Já os outros seis casos de incêndio foram registrados no perímetro urbano de Paraíso.

Segundo os bombeiros, a queimada de maiores proporções ocorreu na noite de domingo, em uma mata nativa existente na rua Stela, no bairro São José. Devido à topografia do local e à dificuldade de acesso a determinados pontos, os militares tiveram trabalho para conter as chamas, que chegaram a atingir parte da cerca de uma chácara.

Após horas de trabalho, os bombeiros acreditavam ter conseguido resolver a situação e partiram para atender outras duas ocorrências semelhantes, no entorno do Morro do Izá e outra na zona rural de Jacuí. Porém, ao retornarem ao município, os militares foram avisados de que o incêndio da rua Stela havia recomeçado e aproximava-se de uma área residencial. Os bombeiros, então, voltaram à área e conseguiram apagar o fogo, que consumiu cerca de cinco hectares de vegetação. Ao todo, 9 mil litros de água foram utilizados na operação.

À reportagem, o sargento Giovani Duarte, que participou das ações do último domingo, afirmou que, devido ao grande número de incêndios, o Corpo de Bombeiros não tem conseguido atender a todos os chamados.

Diante dessa situação, precisamos priorizar as ocorrências de maior gravidade e que podem ocasionar acidentes, além de ameaçar áreas de preservação permanente”, disse.