Destaques Polícia

Registros de crimes violentos diminuem em Passos em 2020

21 de outubro de 2020

Foto: Divulgação

PASSOS – De janeiro a agosto de 2020, Passos registrou o menor índice de crimes violentos desde que a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp-MG) passou a realizar a série histórica, em 2012. A comparação é com o mesmo período dos últimos oito anos.

Conforme o levantamento, nos sete primeiros meses de 2012, 2013 e 2014, os números apresentaram pequenas oscilações, mas, no triênio seguinte, os crimes violentos atingiram seu ponto mais alto. Assim, o maior número de casos foi registrado em 2016 (399), seguido de 2015 e 2017 – em ambos houve a mesma quantidade de ocorrências: 375.

Após esses três anos, no entanto, os números voltaram a cair: foram 288 crimes violentos em 2018 e 271 em 2019, culminando nos 152 deste ano. Entre os delitos que se enquadram neste balanço estão os casos de estupro tentado e consumado, extorsão, extorsão mediante sequestro, tentativas e homicídios concluídos, roubos, furtos, lesões corporais, sequestros e cárcere privado.

Os tipos de crime mais frequentes em Passos são furtos e roubos, que representam cerca de 60% das ocorrências. De acordo com as orientações publicadas no endereço virtual da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), todos os casos suspeitos devem ser denunciados para evitar quaisquer tipos de problemas.

No momento em que a equipe cria o arquivo do Boletim de Ocorrência (BO), tem início uma série de investigações para esclarecer e resolver os fatos. Nos últimos anos, os serviços de patrulha foram reforçados e, deste modo, conquistamos melhores condições de segurança para todos, com novos recursos que favorecem o policiamento e, consequentemente, a diminuição da criminalidade”, esclareceu a PM.

Para protocolar uma denúncia, basta entrar em contato com a Polícia Militar por meio do 190, na discagem de emergência. Os que preferirem registrar queixas de forma anônima podem ligar no 181. A PM também conta com uma ferramenta online habilitada para registrar BOs, por meio da Delegacia Virtual do Estado de Minas Gerais, que pode ser acessada pelo site www.delegaciavirtual.sids.mg.gov.br.