Destaques Polícia

Receita Federal divulga balanço parcial da Operação Expresso

25 de março de 2021

Foto: Agência Brasil

Belo Horizonte – Em 16 de março, a Receita Federal, a Polícia Civil do Paraná, a e as Receitas Estaduais do Paraná e Minas Gerais deflagraram a operação “Expresso” para desmantelar gigantesco esquema de sonegação do setor de café e crimes relacionados.

As investigações contam com a participação da Receita Estadual do Estado de São Paulo, dos Ministérios Públicos do Paraná e Minas Gerais. Trata-se de maior operação de combate a fraudes tributárias do setor de café já realizada nos quatro estados. Os envolvidos devem mais de R$ 1 bilhão em impostos estaduais e federais.

Durante a operação, foram efetuados 119 mandados de busca e apreensão e 33 prisões temporárias. Neste primeiro balanço, foram contabilizados 1 milhão e 500 mil reais em moeda corrente, além de sete milhões em veículos sequestrados.

Dentre os veículos apreendidos, encontram-se um Jet Sky, BMWs, Camaro, Mustang, além de caminhonetes de luxo. Foram apreendidos também outros tipos de bens cujos valores aind​a não foram avaliados como joias, relógios de luxo e armas. Operação Expresso ainda está em andamento. Portanto, investigações e apurações estão sendo realizadas pelas equipes nos documentos e equipamentos apreendidos no dia 16 de março.


Esquema

De acordo com a força-tarefa, atacadistas e corretores de café de Londrina e região possibilitavam a diversas torrefações do Paraná a aquisição do café em grão cru de duas formas. A primeira, destinando o produto juntamente com créditos fraudulentos de ICMS advindos de notas fiscais falsas; a segunda, na aquisição do café em operações fraudulentas (dentro do Paraná), em que o recolhimento dos tributos não era feito.

Em ambos os casos, a mercadoria era oriunda de Minas Gerais e do Espírito Santo, comercializada por cooperativas e produtores rurais desses estados, sendo as notas fiscais destinadas a empresas de fachada, as chamadas “noteiras”, também localizadas em Minas Gerais e no Espírito Santo.