Destaques Polícia

PSF da Penha III perde 1,8 mil doses de vacina após furto de fios

Por Nathália Araújo / Redação

4 de novembro de 2021

Um padrão foi danificado e cerca de 45 metros de fios de cobre foram furtados, o que gerou falta de energia elétrica./ Foto: Divulgação.

PASSOS – A unidade do Programa Saúde da Família (PSF) Doutor Fortunato Borsari, localizada no bairro Penha III, em Passos, foi alvo de furto de fios de cobre, no fim de semana prolongado, e perdeu cerca de 1,8 mil vacinas que estavam em uma geladeira, 200 delas contra a covid-19 que seriam aplicadas nesta semana.

Segundo informações divulgadas nesta quarta-feira, 3, pelo prefeito de Passos, Diego Oliveira, um padrão de energia elétrica foi danificado e o local ficou sem abastecimento de energia elétrica. Os imunizantes foram encontrados, na manhã de ontem, em temperatura ambiente.

A ação foi constatada por funcionários do PSF que chegaram para trabalhar e perceberam os danos causados. Segundo a coordenadora da unidade de saúde, Mirian Borges Calixto de Paula, os atendimentos médicos ocorreram normalmente nesta quarta-feira, mas as equipes não contaram com nenhum tipo de aparelho movido a eletricidade.

Os órgãos responsáveis foram comunicados para os reparos na fiação externa (Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig) e sobre o crime (polícia). A prefeitura autorizou a compra dos materiais para a parte interna.

“Em razão do feriado, o posto estava fechado deste sexta-feira, 29. Deste modo, não sabemos quando o crime ocorreu, mas tudo indica que não foi nesta madrugada, porque a geladeira e as vacinas já estavam quentes. Isso causa muita revolta, especialmente se considerarmos que estamos no meio de uma pandemia. A população deve ter consciência de que o patrimônio público pertence a todos e ações como esta não lesam a prefeitura ou o PSF, mas sim a comunidade em geral”, destacou Mirian.

PM prende suspeitos

Após ser notificada, a Polícia Militar prendeu dois suspeitos, um pelo furto dos fios e outro por receptação do material. Segundo a PM, durante patrulhamento, os militares receberam uma denúncia e localizaram dois homens que estariam envolvidos no crime.

De acordo com a polícia, os suspeitos foram encontrados no bairro São Francisco e, após buscas, os militares apreenderam um saco plástico contendo grande quantidade de fiação elétrica. Os dois foram encaminhados para a delegacia de Polícia Civil.