Destaques Polícia

Polícia prende suspeito de abuso sexual em Contagem

9 de junho de 2021

foram apreendidos todos os equipamentos informáticos do suspeito para perícia

BELO HORIZONTE – A Polícia Civil de Minas Gerais prendeu um homem, de 31 anos, suspeito de estupro de vulnerável e produção, divulgação e armazenamento de material de conteúdo sexual envolvendo crianças e adolescentes. Ele foi preso na última segunda-feira, 7, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Segundo a polícia, até o momento, duas crianças de 8 anos foram identificadas como vítimas, sendo uma delas afilhada de consagração do investigado.

O delegado Carlos Eduardo Vaz de Oliveira conta que as investigações tiveram início em março de 2020, quando a PCMG recebeu relatórios de uma organização não governamental norte-americana, que recebe apoio do governo dos Estados Unidos para estabelecer um mecanismo centralizado de recebimento de denúncias de crimes relacionados com abuso sexual infantil.

“Nós recebemos dois relatórios contendo dois vídeos, material audiovisual, com cenas de estupro e abusos sexuais de crianças de aproximadamente 8 anos de idade”, afirma.

Diante disso, a PCMG solicitou quebra de dados cadastrais para identificar o responsável pelo material. Com essas informações, a Polícia Civil chegou ao suspeito e, posteriormente, identificou as vítimas, sendo que o pai de uma delas, uma criança de 8 anos, reconheceu o investigado.

“Ele [suspeito] é padrinho de consagração da vítima. Com todo esse material, a PCMG representou ao Poder Judiciário pela busca e apreensão na residência do suspeito, bem como mandado de prisão preventiva”, explica Oliveira.

Na residência do suspeito, foram apreendidos mais de cem vídeos contendo abusos sexuais de crianças e adolescentes e outros materiais, como brinquedos utilizados para atrair as crianças, notebooks, celulares, além da camisa e da roupa de cama que o suspeito utilizava nos vídeos que deram início às investigações.

“Já temos bastante prova tanto da autoria quanto da materialidade do crime e agora vamos passar para uma segunda fase: identificar as outras vítimas”, ressalta o delegado ao dizer que outros suspeitos também podem ser identificados, pois há indícios de uma grande rede de pornografia infantil. As apurações indicam que existem outras crianças e adolescentes do meio social do investigado que podem ter sido vítimas dos abusos.

Alerta

A delegada regional em Contagem, Elisa Moreira Caetano Ribeiro de Lima, alerta para que os responsáveis deem credibilidade às falas das crianças e fiquem atentos à maneira como se comportam, pois elas costumam apresentar mudanças quando passam por uma situação traumática.

“É importante que os pais e cuidadores sempre tenham atenção com esses comportamentos repentinos que não são comportamentos usuais dos seus filhos, seus sobrinhos. Os pais devem procurar, sem sombra de dúvidas, as autoridades policiais”, adverte.

Dupla rouba estabelecimento comercial na Penha

PASSOS – Dois homens assaltaram um estabelecimento comercial no bairro Penha, em Passos. Segundo informações da Polícia Militar, um dos criminosos estava armado com um revólver e a, após o roubo, a dupla fugiu em direção à rua Joaquim Lopes.

De acordo com relato feito pelas vítimas, de 36 e 42 anos, os dois assaltantes chegaram ao local por volta das 21h e anunciaram o roubo. Eles levaram uma carteira com dinheiro, cartões bancários e um telefone celular.