Destaques Polícia

Polícia Militar realiza Operação Férias Seguras 2021

6 de janeiro de 2021

Foto: Agência Brasil

S.S. DO PARAÍSO – A Polícia Militar em São Sebastião do Paraíso deu início, nesta semana, à Operação Férias Seguras 2021. Durante todo o mês de janeiro, serão realizadas ações para aumentar a segurança durante o período de férias, tanto para as pessoas que estiverem viajando quanto para as que permanecerão na área de responsabilidade do 43º Batalhão, que compreende 15 municípios: São Sebastião do Paraíso, Guaxupé, Monte Santo de Minas, Muzambinho, Nova Resende, Guaranésia, São Tomás de Aquino, Jacuí, Fortaleza de Minas, Itamogi, Arceburgo, São Pedro da União, Juruaia, Monte Belo, e Bom Jesus da Penha.

De acordo com a 1ª tenente Edilaine Soares, da Seção de Comunicação Organizacional do 43° BPM, no período de férias é comum o maior registro de furtos e arrombamentos a residências. Para planejar a operação e delimitar os pontos de maios atenção, “é realizado um levantamento estatístico pela Seção de Emprego Operacional que direciona o policiamento para os locais em que exista maior demanda. Além dos bairros residenciais, o policiamento no centro da cidade também é alvo de atenção, uma vez que existe um maior trânsito de pessoas nesse período nas áreas centrais”, esclarece.

Para coibir ações criminosas, serão desencadeadas diversas operações, como Proteja Seu Bairro, Presença e Blitz Visibilidade. Policiais lotados em funções administrativas se unirão aos lotados no policiamento operacional para reforçar o trabalho de policiamento durante o mês.


Dicas de segurança

A Polícia Militar também dá orientações para manter a segurança enquanto as famílias saírem de viagem. O ideal é não manter a casa sozinha. Caso não seja possível, deve-se evitar deixar o imóvel com aspecto de abandono. Para isso, um vizinho ou parente de confiança deve visitar diariamente o imóvel, recolher correspondências e verificar movimentos estranhos na redondeza.

É recomendado suspender a entrega de jornais, não deixar as luzes acesas durante o dia, não deixar as chaves na portaria de condomínios ou edifícios, só deixar as chaves com uma pessoa de confiança e deixar um telefone de contato com alguém. Para residências com jardins na frente, a dica é contratar alguém para mantê-lo limpo.

Além disso, é sugerido que poucas pessoas conheçam o sistema de segurança da casa. Joias e dinheiro não devem ser deixados na residência, mesmo dentro de cofres. Eles devem ser guardados em cofres nos bancos. Por fim, outras recomendações são de evitar colocar cadeados no lado externo do portão (evidenciando a saída dos moradores) e reforçar portas e janelas com fechaduras auxiliares.