Destaques Polícia

Polícia Civil recupera 83 bovinos furtados

17 de julho de 2020

Foto: Helder Almeida

ARCOS – A Polícia Civil prendeu cinco pessoas e cumpriu 11 mandados de busca e apreensão nos municípios de Iguatama, Bambuí, São Sebastião do Oeste e Divinópolis durante a operação “Rei do Gado”, realizada na última quarta-feira,15. O objetivo foi desarticular e prender integrantes de uma associação criminosa responsável por furtos de bovinos na região. Os policiais recuperaram 83 animais e apreenderam seis veículos.

As investigações realizadas pelas delegacias em Arcos e Iguatama tiveram início após o registro de cinco ocorrências na região. No total, 88 cabeças de gado foram furtadas entre agosto e novembro do ano passado. Segundo apuração da polícia, para o cometimento dos delitos, os investigados se organizavam como executores, transportadores, financiadores e mentores da associação criminosa.
Segundo o delegado responsável pelas investigações, Patrick Carvalho, o grupo estudava a rotina das fazendas que seriam alvos dos furtos.

Os investigados já tinham informação prévia da propriedade alvo do furto e suas rotinas, além dos animais a serem subtraídos, e também conheciam bem as estradas rurais que iriam percorrer. Durante a noite, aproveitando-se da fase da lua para facilitar a iluminação, recolhiam o gado e combinavam com um integrante de organizar o transporte e a GTA (Guia de Trânsito Animal), documento necessário para o transporte de gado. Posteriormente, comercializavam com frigoríficos ou produtores rurais para o abate e dividiam o valor auferido”.

De acordo com o delegado, os suspeitos presos na operação serão indiciados pelos crimes de furto qualificado, associação criminosa, adulteração de veículos e falsificação de documento público. Os investigados foram conduzidos à delegacia e, após a conclusão dos procedimentos, encaminhados ao Sistema Prisional.