Destaques Polícia

PM terá 63 drones para combater crimes nesta eleição de 2020

14 de novembro de 2020

Foto: Divulgação

BELO HORIZONTE – Pela primeira vez, a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) vai usar, em todo o estado, 63 drones neste domingo, dia das eleições. A utilização das aeronaves não tripuladas terá como objetivo documentar e identificar eventuais práticas de crimes eleitorais. As imagens captadas serão encaminhadas à Justiça Eleitoral para as providências cabíveis.

De acordo com piloto de avião e drone do Comando de Aviação do Estado (Comave), da PMMG, capitão Jean Carlos Inácio da Silva, a tecnologia também terá como função incrementar o poder de resposta da PMMG, aumentando a capacidade visual do militares, que estarão localizados em pontos estratégicos próximos aos locais de votação.

Com o equipamento, eles poderão visualizar o entorno dos locais de votação, em busca de identificar qualquer situação que possa perturbar o direito ao voto do eleitor”, disse.

Segundo o capitão, o drone possui sistema de alto-falante e pelo controle do equipamento o militar consegue se comunicar com a pessoa que estiver sendo monitorada, inclusive solicitando aos eleitores que mantenham o distanciamento social.

O drone também tem um zoom de 180 vezes, possibilitando ao militar monitorar as pessoas que estiverem distantes do local de votação praticando alguma infração”, finalizou.

De acordo com informações da instituição, a PMMG, desde a última quinta-feira, está imersa no processo democrático eleitoral, ocasião em que deslocou um efetivo de 550 militares e 130 viaturas para apoiar as eleições no interior de Minas. Os militares já estão atuando proativamente nas cidades, reforçando o policiamento preventivo e a preservação da ordem pública. Além disso, para o sucesso da democracia no território mineiro, a instituição suspendeu férias e folgas, contando com um efetivo de 38 mil militares nas ruas de todas as cidades de Minas Gerais.