Destaques Polícia

PM e Marinha intensificam ações de fiscalização durante feriado de carnaval

12 de fevereiro de 2021

Foto: Divulgação (Agência Brasil)

A fim de prevenir aglomerações no período de carnaval, a Polícia Militar da 7ª Região em Divinópolis (MG), responsável por 50 municípios do Centro-Oeste, e a Delegacia Fluvial de Furnas (DelFurnas/Marinha do Brasil), vão executar ações preventivas nas áreas urbanas, rurais, rodovias e em locais com rios e lagos. A PM lançou a campanha “Carnaval pela vida”, com o propósito de conscientizar sobre o distanciamento social.

Como foi orientado pelo governo de Minas, nenhum militar está de férias, portanto todo efetivo estará nas ruas durante o carnaval. As ações também estarão voltadas na prevenção de festas clandestinas, segundo o comandante da 7ª região, Emerson Lino Pimenta.

Apesar de termos decretos nos municípios cancelando o carnaval, sabemos que ocorrem essas festas clandestinas. Apesar do foco preventivo também temos recursos para, se preciso for, fazermos alguma ação repressiva em algum evento, festa clandestina, baile funk. Não que sejamos contra, mas não é o momento e, se ocorrer, nós também vamos atuar para reprimir”, pontuou.

Segundo o delegado da DelFurnas, Fabio Luis Jacobucci Bambace, as embarcações serão constantemente fiscalizadas em todos os trechos hídricos. Não serão permitidas aglomerações em barcos e lanchas.

Serão realizadas inspeções navais em Capitólio e diversos municípios. Fiscalizaremos embarcações e instalações de apoio. Por isso, orientamos que os condutores de embarcações tenham consigo os documentos obrigatórios, como a carteira de habilitação de amador e o título de inscrição de embarcação. Orientamos também não navegar em áreas de banhistas e se certifique de que existe à bordo material de salvatagem em quantidade suficiente para todos, e em bom estado de conservação. Em caso de ingestão de bebida alcoólica, não conduza a embarcação. Lembrem-se sempre que o condutor é o responsável pelas vidas a bordo”, orientou.

A campanha de carnaval foi apresentada na última quinta-feira (11) pelo governador Romeu Zema. Todas as cidades de Minas serão fiscalizadas para evitar aglomerações. Além das ações, o Estado optou por não decretar ponto facultativo durante os dias 15, 16 e 17 de fevereiro, haverá expediente normalmente. A medida tem por objetivo desestimular viagens e a ocorrência de eventos que possam gerar aglomeração e provocar o aumento de infecções pelo coronavírus.

Fonte: Folha Regional