Destaques Polícia

PC alerta sobre golpe do benefício Emergencial

11 de abril de 2020

PASSOS – A procura pelo benefício do Auxílio Emergencial, no valor de R$600,00, lançado pelo Governo Federal, tem levado muita gente a cair em golpes aplicados pela internet, principalmente no WhatsApp. A Polícia Civil alerta para os riscos e orienta as pessoas a que se sentirem lesadas a registrara boletim de ocorrência.

O truque é aplicado por meio de um falso link que promete auxiliar o cidadão no processo de recebimento do valor determinado e induz a vítima a responder algumas perguntas pessoais com a intenção de passar credibilidade para o espaço virtual. Em seguida, são pedidas informações como número de telefone e de documentos.

Quando o cidadão que busca benefício finaliza suas respostas, é orientado para que envie um link de acesso para outros usuários, e todos são direcionados a uma página que apresenta diversos tipos de publicidade; e é isso que gera lucro para o hacker. Outra maneira de fazer vítimas, é solicitar informações bancárias durante o cadastro e, deste modo, ter acesso às suas contas. Na maioria das vezes, a intenção é roubar o valor depositado.

Em Passos, golpes deste segmento ainda não foram registrados, no entanto, a Polícia Civil aconselha que os cidadãos não forneçam dados pessoais para sites não oficiais, considerando que o governo não usa tais mecanismos. O delegado regional, Marcos Pimenta, explicou que as vítimas devem procurar pelas autoridades, “Nossa orientação é para denunciem os desfalques para a Polícia Judiciária e registrem um Boletim de Ocorrência”, informou.

Ainda, truques semelhantes podem ser aplicados por meio de ligações e mensagens SMS. Os meios de cadastramento dos cidadãos para receber o benefício emergencial são virtuais e oficiais, tratando-se do site www.auxilio.caixa.gov.br e do aplicativo “Caixa – Auxílio Emergencial”, que está disponível em todas as plataformas de Android e iOS.