Destaques Polícia

Operação Caminhos de Minas II registra 204 prisões no estado

29 de março de 2021

Ao todo, nos quatro dias de atividade, foram 204 pessoas presas, mais de 18 mil veículos abordados. / Foto: Divulgação

BELO HORIZONTE – A megaoperação Caminhos de Minas II, que terminou na madrugada desta sexta-feira, 26, prendeu 204 pessoas. Deflagrada na última segunda-feira, 22, em rodovias de todas as regiões do estado, a operação foi coordenada pelas polícias Militar, Rodoviária Federal e pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), com foco em ações de prevenção e repressão qualificada à criminalidade violenta.

Ao todo, nos quatro dias de atividade, foram 204 pessoas presas, mais de 18 mil veículos abordados, 20 automóveis roubados recuperados, 57 kg de drogas apreendidos, 18 armas de fogo retiradas de circulação e dois foragidos da Justiça, com mandados de prisão em aberto, recapturados.


Primeira fase

A primeira fase da Caminhos de Minas ocorreu entre 22 e 25 de fevereiro desse ano. Segundo o superintendente de Integração e Planejamento Operacional da Sejusp, Leandro Almeida, um estudo anterior à execução da segunda etapa apontou uma redução de 34% da criminalidade violenta no estado durante os dias de operação, na comparação com o mesmo período do ano anterior.

É importante considerar que, nesse recorte temporal do ano passado, não estávamos em um contexto de pandemia. Mas, sem dúvida, o crime trafega pelas estradas e esses esforços conjuntos das forças de Segurança apresentam impactos significativos”, avalia Almeida.

Você também pode gostar de: Casos prováveis de dengue aumentam 6,6% na região