Destaques Polícia

Novo comandante-geral da PM de Minas toma posse

4 de junho de 2020

Foto: Agência Brasil

BELO HORIZONTE – O governador Romeu Zema (Novo) empossou nesta quarta-feira, 3, o novo comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, (PMMG) coronel Rodrigo Sousa Rodrigues. Ele substitui Giovanne Gomes da Silva, que deixou o cargo para assumir a presidência da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Durante a cerimônia, o coronel Osvaldo de Souza Marques assumiu a chefia do Gabinete Militar do Governador (GMG) e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec). Já o coronel Eduardo Felisberto Alves foi nomeado como o chefe do Estado Maior.

Zema agradeceu aos serviços prestados pelos militares que deixaram os respectivos cargos (ex-comandante-geral, coronel Giovanne Gomes da Silva; e ex-chefe do Estado Maior, coronel Marcelo Fernandes) e destacou a confiança no trabalho da nova tríade do comando da instituição para a manutenção da ordem e a segurança da sociedade mineira.

Coronel Rodrigo, que até então acumulava as funções de chefe do GMG e coordenador estadual da Cedec, tem vasta experiência na PMMG e coordenou o Comando de Aviação do Estado (Comave) entre 2015 e 2019. Ele destacou o compromisso com a sociedade mineira e a continuidade do trabalho da entidade que tem alcançado importantes resultados.

Agradeço pela confiança do nosso trabalho à frente do Gabinete Militar e da Defesa Civil e por acreditar na continuidade da nossa dedicação, agora no comando dessa instituição. Esteja certo, governador, que o senhor possui um aliado na difícil tarefa de zelar pelas Minas Gerais, com o objetivo de construir um estado diferente e eficiente. As diretrizes emanadas comungam com o objetivo de promover uma gestão técnica, eficiente, transparente, na busca do resgate pelo orgulho de ser mineiro”, afirmou.

O novo comandante-geral também ressaltou o comprometimento com a instituição.

À tropa da Polícia Militar de Minas Gerais, composta de mulheres e homens de honra, que tornam essa instituição orgulho do povo mineiro, assumo o compromisso de continuar a zelar pelo bem-estar dos nossos policiais militares, da ativa e veteranos, e pela sustentabilidade de nossa instituição”, finalizou.

Resultados

O coronel Giovanne Gomes da Silva deixa a Polícia Militar mineira após 31 anos, ao ser nomeado, na última semana, para a presidência da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). O agora veterano destacou os principais resultados alcançados pelo sistema de Segurança do Estado. Segundo ele, nos últimos 17 meses, os registros de crimes violentos caíram cerca de 40% e a taxa de homicídios diminui 15%.

Integração

Para a chefia do Gabinete Militar do Governador e coordenação estadual da Cedec foi empossado o coronel Osvaldo de Souza Marques. Em seu discurso, o novo chefe do GMG lembrou dos compromissos da instituição.O novo chefe do Estado Maior será o coronel Eduardo Felisberto Alves. Ele substitui o coronel Marcelo Fernandes, que vai para a reserva da corporação.