Destaques Polícia

Motoristas reclamam de radar com problemas

13 de agosto de 2020

Motoristas disseram que foram autuados indevidamente e que as multas estão sendo entregues em suas casas pelos Correios. / Foto: Divulgação

PASSOS – Usuários que trafegam pelo perímetro urbano da rodovia MG-050, sentido Passos/Belo Horizonte, têm se assustado ao passar pela lombada eletrônica instalada no quilômetro 353,9. O motivo é que, mesmo obedecendo à velocidade máxima permitida no local – 40 km/h –, nos últimos dias o equipamento tem mostrado números que chegam a 90 km/h.

À reportagem e nas redes sociais, motoristas disseram que foram autuados indevidamente e que as multas estão sendo entregues em suas casas pelos Correios.

Eu passei lá a 20 km/h e o painel do radar mostrou 90 km/h. Fiquei perplexo diante da situação, mas fazer o quê? Não há onde reclamar no local”, afirmou o aposentado João Rosa Risolino, morador da zona rural de Alpinópolis.

Um funcionário da Sinalização de Trânsito Industrial (Sitran), que preferiu não se identificar, assegura que esse tipo de pane é normal em qualquer equipamento eletrônico.

Pode ser que alguns segmentos das lâmpadas de led estejam danificados em razão de terem recebido sol ou chuva durante toda sua vida útil. O que deve estar ocorrendo é que um determinado número, o três, por exemplo, pelo sistema led apresentar problemas, pode aparecer no painel do Redutor Eletrônico de Velocidade como sendo o número nove ou oito, ou seja, vai depender de quantos e quais segmentos ou fios metálicos condutores estiverem queimados. Mas os motoristas podem ficar tranquilos, porque, mesmo o display mostrando 70 km/h, 80 km/h ou 90 km/h, não há multa para quem trafega abaixo da velocidade permitida. Eu garanto”, disse.

Ainda de acordo com ele, no máximo até amanhã, 14, a equipe responsável pela manutenção estará no local para realizar os devidos reparos no equipamento. O funcionário da Sitran ressalta que o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) promove anualmente a aferição dos dispositivos eletrônicos instalados nas estradas de Minas Gerais.

O chefe da 24ª Unidade Regional do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), com sede em Passos, Gaspar Ponciano da Silva, afirma que os motoristas que se sentirem prejudicados em relação às multas podem recorrer da infração via Correios ou pessoalmente na unidade passense, localizada na rua Dr. Carvalho, 1.395, bairro Nossa Senhora das Graças, ao lado da nova sede da 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros.

Nós, como órgão fiscalizador na citada área, não recebemos nenhuma reclamação a respeito da pane no redutor de velocidade, mas vamos tomar as devidas providências junto à Sitran para solucionar o problema”, garantiu.