Destaques Polícia

Marinha apreende embarcação superlotada no Lago de Furnas

Por Laura Oliveira Hostalácio Folha com Onda Oeste FM

5 de agosto de 2020

Foto: Divulgação

CAPITÓLIO – No último sábado, 1°, a Marinha do Brasil apreendeu uma lancha de grande porte no Lago de Furnas, em Capitólio. A ação ocorreu próximo ao Porto Escarpas e, segundo o delegado fluvial de Furnas, Fabio Luis Moreira Jacobucci Bambace, a embarcação tinha capacidade para 22 passageiros, mas estava com o dobro de pessoas ou mais.

Ainda conforme o delegado, o condutor foi notificado e tem oito dias para apresentar sua defesa escrita. Após julgamento da infração pelo agente da Autoridade Marítima, ele pode ser multado e ter sua habilitação suspensa por até 12 meses. A embarcação foi lacrada e ficou em um pequeno centro portuário. Ninguém foi preso durante a ação.

Em nota, a Marinha do Brasil informa que realiza ações de fiscalização nos 163 municípios da área coberta pela DelFurnas, com o objetivo de contribuir para um lazer adequado aos turistas. Com o retorno de algumas atividades turísticas no local, várias denúncias chegam à Delegacia.

Dessa forma, os militares continuam com o trabalho de fiscalizar as habilitações dos condutores, as superlotações, a segurança e a sinalização, além da disponibilidade e uso dos coletes salva-vidas e de boias. Também será verificado o consumo de bebida alcoólica dos tripulantes. Para isso, ocorrerão testes de bafômetro em casos de flagrante de consumo ou quando houver sinais de embriaguez do condutor.

A nota ainda destaca que a participação da comunidade é incentivada e importantíssima. É possível entrar em contato pelo 185 em casos de emergência. Já para denúncias e outros assuntos, o número é (35) 3197-9890. Também está disponível o e-mail delfurnas.secom@marinha.mil.br e o aplicativo “Praia Segura”, gratuito para Android e iOS.