Destaques Polícia

Incêndio na ‘Serra das Antenas’ é controlado pela PM de Alpinópolis

8 de setembro de 2020

A fumaça se espalhou e pôde ser percebida em praticamente toda a zona urbana. / Foto: Divulgação

ALPINÓPOLIS – Na noite desta sexta-feira, 4, integrantes do 3º Pelotão PM, com auxílio de um servidor da Prefeitura Municipal, controlaram um incêndio que atingiu parte da vegetação de uma das serras que circundam a sede do município, onde estão instaladas várias antenas de transmissão de rádio e TV. A fumaça se espalhou e pôde ser percebida em praticamente toda a zona urbana, o que gerou muitos comentários negativos de moradores, principalmente nas redes sociais.

Conhecido como “Serra das Antenas”, o local começou a pegar fogo ainda durante a tarde. As chamas consumiram parte considerável da vegetação de cerrado e colocaram em risco, além dos equipamentos repetidores de sinais de rádio e televisão instalados no topo, também residências existentes no sopé da serra, situadas no bairro Rosário. As labaredas, segundo informações, chegaram a atingir cinco metros de altura.

Os militares foram acionados por volta das 19h e, de imediato, solicitaram o auxílio do caminhão-pipa da Prefeitura de Alpinópolis. Assim, a equipe deu início ao enfrentamento e, cerca de três horas depois, conseguiram controlar o incêndio. A PM informou que nenhum dano material de maior proporção foi constatado e que não houve feridos.
Durante o ano passado os policiais também foram acionados diversas vezes para ajudar no combate a incêndios e, devido a isso, no começo do período da seca, o pelotão produziu um vídeo e iniciou uma campanha pedindo à população para denunciar e também a ajudar a evitar ocorrências dessa natureza.

A PM informou, ainda, não ser possível afirmar se o fogo foi intencionalmente iniciado por alguém, porém a hipótese não é descartada. A Lei Federal de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98), em seu artigo 41, diz que é crime “provocar incêndio em mata ou floresta” e prevê uma pena de reclusão de dois a quatro anos, além do pagamento de multa.

Nós do 3º Pelotão estamos sempre prontos pra enfrentar qualquer ocorrência, não podemos deixar a população sem uma resposta, seja criminal ou social. Pedimos à população que denuncia essas práticas criminosas e, caso o incêndio esteja no início, faça sua parte como cidadão” disse o soldado Silveira, que estava na ocorrência.