Destaques Polícia

Incêndio atinge Parque Municipal Emílio Piantino

21 de julho de 2020

No Parque Municipal Dr. Emílio Piantino ocorreu um incêndio que ameaçou se propagar para uma área de mata nativa. / Foto: Divulgação

PASSOS – Nessa época do ano, a falta de chuva, a baixa umidade do ar, a vegetação seca e os ventos são fatores que contribuem para os incêndios. No perímetro urbano de Passos há algumas áreas de mata que estão sendo queimadas de forma criminosa e o fogo se propaga facilmente.

O que você também vai ler neste artigo:

  • Moradores
  • Piumhi

Na tarde do último domingo, 19, no Parque Municipal Dr. Emílio Piantino, localizado entre o bairro Jardim Eldorado e a rodovia MG-050, ocorreu um incêndio que ameaçou se propagar para uma área de mata nativa. Uma guarnição do pelotão da 2ª Companhia de Corpo de Bombeiros de Passos foi acionada por volta das 17h30 para combater o fogo no território de preservação de ambiental.

De acordo com o chefe da guarnição, sargento Luiz, que estava acompanhado de mais dois bombeiros militares, ao chegarem ao local, eles verificaram a existência de focos distintos de fogo e, imediatamente, iniciaram o combate às chamas com utilização de abafadores.

Posteriormente foram utilizados cinco mil litros de água através de linha direta para controlar o foco. As chamas chegaram a atingir parte da mata vizinha no local do início do incêndio. Em razão do anoitecer, não havia mais condição segura para a atuação no interior da área ambiental. Realizamos o monitoramento do fogo, que seguia no sentido de um brejo onde se extinguiria naturalmente por causa do terreno úmido”, frisou o sargento.

Ele também ressaltou que por volta das 20h já não havia mais nenhum risco de as chamas atingirem as residências próximas ao parque, bem como de identificar as causas do incêndio.
Segundo o tenente bombeiro Anconi, até domingo passado ocorreram 71 casos de incêndio florestal na área da 2ª companhia. “No mesmo período do ano passado foram apenas 15 chamados por motivo idêntico. Em 2020, o número se elevou demais e atipicamente para o período”.

Moradores

Uma moradora da rua Arizona – localizada na região do parque, que preferiu não se identificar, revelou que uma caminhonete Pampa, cor azul, parou na via e uma pessoa foi iniciando os focos de incêndio.

As pessoas querem acabar com a área onde tem lagoa, nascentes, muitos animais, aves e ar fresco. Nas laterais da estrada, entre o parque e a MG-050, o povo joga de tudo. Há muito lixo, entulho e animais mortos”, afirmou.

Piumhi

Nesta segunda-feira, 20, uma casa localizada no bairro Morada do Sol, em Piumhi, foi incendiada por um jovem de 21 anos. De acordo com a Polícia Militar, o fogo foi resultado de uma discussão entre a proprietária da residência e o autor, que é seu enteado.

Ainda segundo os policiais, o desentendimento entre ambos ocorreu durante o fim de semana. O autor invadiu a casa pelo muro, jogou gasolina nos móveis, ateou fogo e posteriormente fugiu. Uma senhora que estava dentro do imóvel conseguiu sair a tempo. A polícia segue em busca do acusado.

O Corpo de Bombeiros de Piumhi foi acionado no momento e conseguiu controlar o fogo. Conforme o cabo Durantes, as chamas alcançaram um dos botijões de gás que estavam no local, mas graças a ação dos bombeiros, não houve explosões. A casa sofreu grandes danos na estrutura – apesar disso, não houve feridos.