Destaques Polícia

Governo deve entregar viaturas-cela ao sistema prisional de Passos e região

20 de Maio de 2022

O investimento foi de R$ 8,8 milhões do Fundo Penitenciário do Depen-MG

BELO HORIZONTE – O governador Romeu Zema participou, na última quarta-feira, 18, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, da cerimônia de entrega de 45 veículos caminhonete-cela para o transporte humanizado ao Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG). Ao todo, unidades prisionais de 32 municípios mineiros serão beneficiadas com a aquisição. Passos e Alfenas devem ser contempladas.

O investimento foi de R$ 8,8 milhões referentes ao Fundo Penitenciário dos anos de 2019 e 2020, do próprio Depen-MG e do convênio Plataforma Mais Brasil, entre o Ministério da Justiça e da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

O governador disse que a entrega das viaturas é uma demonstração do esforço do Governo de Minas para equipar as polícias e oferecer mais segurança para os profissionais e população, sendo que, parte desse resultado se deve à integração entre as Forças de Segurança. “A Polícia Militar precisa se comunicar bem com a Polícia Civil, e ambas precisam se comunicar bem com a Polícia Penal. E não fica restrito só a isso. Também temos que nos comunicar bem com o Ministério Público e Tribunal de Justiça. Tudo isso compõe o processo da Segurança Pública, sem o qual não teremos um estado seguro”, explicou.

Os novos veículos contribuirão para a modernização da frota do Depen-MG, aumentando a segurança de todos os envolvidos na escolta e na custódia de indivíduos privados de liberdade, além de qualificar o atendimento e o acompanhamento de indivíduos sob monitoração eletrônica e dos custodiados de forma geral.

 

Outras ações

Outras ações também foram realizadas, como o novo uniforme da Polícia Penal, a entrega das novas carteiras funcionais e a capacitação de 5 mil servidores em mais de 12 cursos operacionais presenciais e três seminários.
Recentemente, também foi realizada a primeira etapa do concurso público que selecionará 2.420 candidatos para o cargo de Policial Penal. O certame está na sua primeira etapa e os aprovados irão compor o quadro de profissionais em todas as regiões do estado.