Destaques Polícia

Enxame de abelhas causa transtorno a morador de Passos

19 de agosto de 2020

Foto: Divulgação ( Agência Brasil)

PASSOS – Um enxame de abelhas Europa virou caso de polícia em Passos. O morador da rua Antonio Elias Calixto, 90, teve que procurar a 77ª Companhia da Polícia Militar para fazer a reclamação, que, segundo ele, já teria procurado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária (Seapa) e também o Corpo de Bombeiros e nenhuma ação havia sido tomada até na segunda-feira, 17.

O reclamante informou, para a PM que numa caixa d’água nos fundos de sua residência iniciou uma colméia há cerca de um mês e que está a cada dia maior.

Chamei os bombeiros, eles estiveram no local e disseram que não é da alçada deles. Procurei também pela Polícia Militar Ambiental e também disseram que esta situação não é parte dos serviços deles. Eu até consegui matar algumas com fogo, mas isso é perigoso. E, logo em seguida outras voltaram. Temo pela vida das crianças da vizinhança, pois se uma abelha desta pica já dói, imagina um enxame ferroar uma pessoa. Pode até matar se for alérgico”, disse Elias Messias Mariano.

A reportagem da Folha procurou pela Seapa, sendo que o secretário José Luis Ribeiro informou que a opção neste caso é procurar por um apicultor particular. A Folha também entrou em contato com o Corpo de Bombeiros, que informou que a corporação costuma ir ao local fazer uma vistoria nestes casos.

Fazemos a vistoria para esgotar todas as possibilidades de captura das abelhas. Caso não seja possível, e esta captura tem que ser feita por um apicultor particular. Nós até temos uma relação de pessoas que fazem. Do contrário, se vermos que têm que ser eliminadas fazemos o extermínio. Vamos fazer uma vistoria ainda hoje no local”, garantiu o sargento Gleisson Prince.

A colméia fica debaixo de uma caixa d’água entre duas residências e tem causado transtornos aos moradores. / Foto: Divulgação