Destaques Polícia

DelFurnas realiza cerca de 250 inspeções durante fim de semana

Por Nathália Araújo / Redação

4 de novembro de 2020

As irregularidades mais comuns são excesso de passageiros nas embarcações. / Foto: Divulgação

PASSOS – Durante o fim de semana prolongado do feriado de Finados, a Delegacia Fluvial de Furnas (DelFurnas) realizou mais de 250 inspeções em embarcações. Ao todo, 63 receberam notificações e quatro foram apreendidas por descumprimento às normas da autoridade marítima. As operações contaram com 33 militares, sete viaturas, quatro lanchas e três motos aquáticas – nenhum acidente foi registrado nas águas no período.

As inspeções foram realizadas em Capitólio, Fama, Guapé, Ibiraci, Ijaci, Lavras, São José da Barra e São João Batista do Glória. Os lagos de Furnas, Peixoto, Funil e a Represa Bortolan (Ribeirão das Antas), que estão entre os destinos náuticos mais procurados por turistas, foram os locais em que os militares atuaram.

De acordo com o comandante Fábio Luis Moreira Jacobucci Bambace, o fluxo de pessoas foi maior no feriado de 12 de outubro, no entanto, o número de abordagens manteve-se elevado, com o intuito de garantir melhores condições de segurança.

As irregularidades mais comuns são excesso de passageiros nas embarcações, falta de documentação ou irregularidade da mesma e condução por cidadãos inabilitados. Assim, trabalhamos durante todo o dia para contribuir com a segurança da navegação, salvaguarda da vida humana e prevenção à poluição hídrica nas águas interiores na área de jurisdição, que engloba 163 municípios da região Sudoeste”, explicou.

Na DelFurnas, o Grupo de Atendimento ao Público funciona entre 9h30 e 15h30, de segunda a quinta-feira. O contato pode ser feito pelo telefone (35) 3197-9890. Em casos de emergências relacionadas a embarcações na água, a Marinha do Brasil ainda conta com a discagem de emergência (185), para serviços de buscas e salvamentos.

LEIA TAMBÉM: URNAS DO PLEITO ELEITORAL DE PASSOS JÁ TÊM CARGA OFICIAL DE CANDIDATOS