Destaques Polícia

Cramp faz parceria com Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica

13 de janeiro de 2021

Foto: Divulgação (Agência Brasil)

PASSOS – A Prefeitura de Passos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda (Sedest), realiza parceria entre o Centro de Referência e Atendimento à Mulher de Passos (Cramp) e a Patrulha de Prevenção a Violência Doméstica (PPVD), da Polícia Militar.

O Cramp é um espaço estratégico da Política Municipal de Enfrentamento à Violência contra Mulheres, que tem como objetivo prestar acolhimento, atendimento e acompanhamento psicossocial e orientação jurídica às mulheres em situação de violência, fortalecendo a autoestima e possibilitando o protagonismo de seus próprios direitos. Além disso, busca também ampliar o nível de entendimento sobre as relações de gênero para assim romper com o ciclo da violência.

Atualmente, o Cramp possui 281 mulheres cadastradas, das quais muitas continuam em acompanhamento. A PPVD da Polícia Militar retomou suas atividades neste ano e tem somado com o serviço ofertado no centro. Além disso, a PPVD realiza visitas preventivas direcionadas a agressores e as vítimas através dos boletins de ocorrência com maior reincidência e em casos de maiores riscos, sendo suas ações muito positivas na prevenção da violência, pois atua principalmente na conscientização junto ao agressor. Parcerias como essa são essenciais para que esses projetos funcionem e os serviços prestados sejam mais efetivos em favor das vítimas.

Diante do cenário atípico de pandemia que estamos vivenciando, observa-se um aumento significativo dos índices de violência, porém ainda há subnotificação, ou seja, existem casos que não entram nas estatísticas oficiais, sendo importante e necessário o envolvimento de todos nesse combate. O Cramp está localizado à Avenida Arouca, n° 753, no Centro de Passos, com horário de atendimento das 8h às 17h. Entre em contato pelos telefones: 3521-2654/ 99175-7111 (Whatsapp) ou pelo e-mail: cramp@passos.mg.gov.br/