Destaques Polícia

Cássia terá unidade de Delegacia da Mulher

6 de junho de 2020

Foto: Divulgação (Agência Brasil)

CÁSSIA – Para melhorar o atendimento realizado às mulheres que são vítimas de algum tipo de abuso ou violência, a Secretaria de Segurança Pública de Minas Gerais (SSP-MG) divulgou que vai estabelecer uma unidade da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (Deccm), em Cássia. O órgão vai funcionar na sede da Polícia Civil no município, que está adaptando o espaço para a realização das atividades e a previsão é as obras terminem até o fim deste mês.

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cássia informou que, além de punir os agressores e atender as vítimas, a nova delegacia deve estimular as denúncias de abuso e violência contra as mulheres.

É necessário que exista uma preocupação com questões sociais e jurídicas para defender as mulheres e, a implementação da delegacia permite que mais pessoas tenham acesso aos seus direitos. Estamos unidos na luta contra o feminicídio e a nossa unidade será útil para toda a região”, destacou.

O delegado da Polícia Civil Henrique César Falleiros explica que o objetivo é oferecer um atendimento especializado para auxiliar no processo de recuperação do trauma por parte das vítimas e que o espaço também deve receber serviços de assistência social e da Defensoria Pública.

Queremos que seja um lugar que faça a mulher se sentir acolhida para que esqueça a agressão e reestruture sua vida. Precisamos chamar a atenção sobre a importância deste trabalho para conscientizar sobre a vigência de leis que defendem os direitos aplicados às mulheres”, esclareceu.

Entre janeiro e maio deste ano, a Delegacia da Polícia Civil do município registrou 60 ocorrências relacionadas à Lei Maria da Penha, enquanto 30 medidas protetivas foram solicitadas ao Poder Judiciário. Dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), apontam que, por dia, mais de 400 mulheres são agredidas em Minas Gerais. O Brasil é o 5º país com o maior índice de violência doméstica no mundo.

Para efetuar denúncias, a Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM) criou o Disque 180, que é uma plataforma destinada ao assunto e registra queixas de forma anônima. Neste mesmo modelo, existe o Disque 100, que se dá por um sistema desenvolvido pelo Governo Federal e funciona como um “pronto-socorro” para casos de violação dos Direitos Humanos. A Polícia Militar, em Cássia, pode ser acionada tanto pelo número de emergência, 190, quanto pelo telefone (35) 3541-2626.