Destaques Polícia

Canastra tem operação contra atividades ‘off-road’ e motos são apreendidas

21 de setembro de 2021

Reprodução

SÃO ROQUE DE MINAS – O ICMBio, em conjunto com a 18ª Companhia de Polícia Militar de Meio Ambiente de Minas Gerais, está realizando a operação “Estrada Legal II” para coibir a prática de atividades off-road dentro das áreas regularizadas do Parque Nacional da Serra da Canastra. As ações foram iniciadas durante o feriado de 7 de setembro.

O foco foi, principalmente, as atividades realizadas por motociclistas em trilhas não autorizadas. Esta prática causa diversos impactos ambientais como erosões, destruição da vegetação nativa, perturbação da fauna, assoreamento de cursos d´água e cachoeiras e danos estéticos à paisagem do Parque Nacional, entre outros.

Além dos danos à unidade de conservação, a passagem dos trilheiros também causa transtornos aos produtores rurais que tem suas cercas cortadas, erosões em pastagens, fuga de gado, e são vítimas de condutas desrespeitosas.

Na primeira semana de setembro foram emitidos dez autos de infração, com apreensão em flagrante de nove motocicletas de trilha em dois locais diferentes do Parque Nacional da Serra da Canastra.