14 de abril de 2023
Foto: Divulgação.
S. S. PARAÍSO – A Polícia Militar lançou, na última quinta-feira, 13, em São Sebastião do Paraíso, a Rede de Escolas Protegidas. De acordo com informações da prefeitura do município, o lançamento ocorreu em reunião convocada pela Polícia Militar e que envolveu a Polícia Civil, Guarda Civil Municipal, Corpo de Bombeiros, Conselho Tutelar e diretoras das redes pública e privada de ensino.
O objetivo da rede é intensificar a segurança e o bem-estar dos estudantes, professores e demais profissionais da educação, além de coibir possíveis atos de violência.
Durante a reunião, a Polícia Militar ressaltou os trabalhos que vêm sendo realizados pela PM e GCM durante a última semana, com visitas realizadas pelas forças de segurança nas escolas no sentido de orientar e coibir possíveis ações criminosas.
Durante a apresentação, a PM destacou a importância do combate às informações falsas, que têm representado um desafio para as forças de segurança, uma vez que têm espalhado pânico e dificultado o trabalho da polícia.
A Rede de Escolas Protegidas segue os moldes de outras redes já criadas pela PM, como a Rede de Vizinhos Protegidos, a Rede de Postos Protegidos e a Rede de Fazendas Protegidas, que são grupos formados no WhatApp que potencializam os trabalhos da PM, uma vez que envolvem diversos atores da sociedade.
Apesar de ser uma ferramenta a mais para a segurança e propagação de informações, a PM ressalta a importância de acionar a corporação pelo telefone 190 em situações de risco.
Segundo o tenente da PM Wesley Silva, é importante a participação dos pais na vida escolar dos estudantes, para que eles mantenham a atenção na vida dos filhos, principalmente, quanto à rede social e, também, a grupos sociais que eles participam, entre outras orientações.
“A Segurança Pública é um dever do Estado, mas responsabilidade de todos. Esta reunião tem o objetivo de criar uma rede envolvendo todos os setores, e não somente a PM. Todos os órgãos unidos para trazer um ambiente mais seguro para as nossas escolas”, afirma.
Para o prefeito Marcelo Morais, é importante combater as informações falsas (fake news) e o envolvimento da população na luta para garantir a segurança nas escolas e por fim ao pânico espalhado por oportunistas.
“Precisamos agir com inteligência, identificar os propagadores de notícias falsas e possíveis ameaças, a fim de coibir qualquer ato criminoso suspeito. Nós vamos dar resposta rápida a qualquer ação, e precisamos da população. Em caso de suspeita, não deixe de comunicar a Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal”, disse.
PASSOS – O diretor da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) unidade Passos, Hipólito Ferreira Paulino Neto, recebeu o tenente da Polícia Militar Alex Rodrigues Costa na manhã desta quinta-feira, 13, para definir ações de segurança nos blocos da universidade no município.
“É importante este trabalho conjunto, pois a partir dele podemos criar alternativas para intensificar a segurança nas regiões em que temos blocos”, destacou o diretor.
Segundo ele, foi informado a PM sobre os horários de funcionamento da instituição, os horários que acontecem as aulas, entre outros detalhes da rotina da universidade.
De acordo com a PM, as rondas já estão sendo intensificadas e serão realizadas em todas as regiões da cidade que têm instituições de ensino. Em caso de alguma ocorrência, a população deve acionar a PM por meio do telefone 190.