Destaques Polícia

Polícia Civil lança projeto ‘Chame a Frida’ em Paraíso 

12 de outubro de 2024

SERVIÇO DE AJUDA E PROTEÇÃO À MULHER COMEÇOU A FUNCIONAR NA DELEGACIA DE POLÍCIA CIVIL DE PARAÍSO PELO NÚMERO (35) 98411-7741./ Foto: Divulgação 

Roberto Nogueira 

S.S. PARAÍSO – A 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil em São Sebastião do Paraíso implantou na quinta-feira,10, o “Chame a Frida”, projeto que utiliza uma atendente virtual por meio do aplicativo WhatsApp para acolher e orientar mulheres em situação de risco de violência doméstica.

“Trata-se de uma iniciativa que visa o enfrentamento da violência doméstica e familiar, que utiliza uma atende virtual que fará o acolhimento e irá orientar as mulheres em situações de risco de forma rápida e segura”, afirma o delegado regional em Paraíso, Tiago Bordini. No município, o número disponibilizado para o atendimento é o (35) 98411-7741. 

Pela ferramenta, a mulher inicia uma conversa e, de forma automática, são realizados o acolhimento e o esclarecimento das principais dúvidas. A atendente virtual Frida ainda pode fazer uma avaliação preliminar do risco, direcionar ou acionar a polícia, além de apresentar os serviços disponíveis. 

Também é possível agendar horário para comparecer em uma unidade policial, programar a realização do exame de corpo de delito, obter informações sobre a Lei Maria da Penha e medidas necessárias em caso de violência, além de orientações acerca de procedimentos legais e de proteção. Sempre que necessário, a mulher é direcionada para falar diretamente com um policial civil. 

De acordo com o delegado, este é mais um serviço prestado pela Polícia Civil de Minas Gerais e que agora está sendo disponibilizado na regional de Paraíso para atendimento na região. 

“Através do Chame a Frida, será possível tirar dúvidas de como proceder na situação e a assistência das autoridades competentes, tudo de forma mais discreta para acolher a mulheres”, afirma o delegado. Segundo ele, nos próximos dia, a Delegacia Regional em Paraíso espera inaugurar uma sala para oitivas em depoimento especial. 

Reconhecimento 

O Projeto Chame a Frida foi aprovado pela Assembleia Legislativa e tornou-se lei em Minas Gerais em 2020. Desde que foi lançado, tem se mostrado eficaz no objetivo de dar uma resposta ágil para as mulheres. Criado em meio à pandemia da covid 19, o Chame a Frida foi a iniciativa vencedora do 5º Prêmio Inova, coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag). No ano seguinte, 2021, o projeto conquistou o prêmio nacional Innovare, na categoria Justiça e Cidadania. 

Em 2022, ao concorrer com outros cinco órgãos públicos, a ferramenta da PCMG chegou ao 1º lugar pela melhor prática inovadora, na categoria 2 “Inovação em Serviços ou Políticas Públicas no Poder Executivo Estadual, do Distrito Federal e Municipal”, na 26º edição do Concurso Inovação no Setor Público, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). 

Já em 2023, no mês de maio, o projeto ficou entre os três vencedores do Creative Bureaucracy Festival, evento internacional que premia as melhores iniciativas de desburocratização do serviço público no mundo. 

O Chame a Frida também se destacou no 1º Prêmio de Empreendedorismo Feminino nas Forças de Segurança Pública, realizado pela Associação dos Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, por meio do Departamento da Mulher Militar (DMM), e a idealizadora, escrivã de polícia Ana Rosa Campos, garantiu o 4º lugar da categoria Projeto Inovador.