26 de abril de 2023
As rondas ocorrem em todas as escolas da cidade./ Foto: Divulgação.
Débora Meira
CÁSSIA – A Polícia Militar, em parceria com a Secretaria de Educação de Cássia, retomou na última segunda-feira, 24, as rondas policiais em todas as instituições de ensino da cidade.
De acordo com o secretário de Educação, Ezequias Sousa Rodrigues, não foram registradas nenhuma ameaça em instituições de ensino no município. “O objetivo das rondas é oferecer segurança aos alunos e profissionais da educação, enquanto desenvolvemos ações preventivas sobre as violências no ambiente escolar”, disse.
“O trabalho junto com a Polícia Militar transmite segurança para todos os envolvidos na educação, além de tranquilizar os pais e alunos, garantindo a boa convivência dos estudantes na escola. Através de palestras com a participação direta dos professores, abordamos temas relacionados à segurança escolar e a comunicação entre a instituição e as autoridades”, comentou.
Segundo o secretário, o município não precisou investir financeiramente neste projeto, mas que a administração já contribui com a PM de outras maneiras.
Segundo o comandante da Polícia militar em Cássia, Antônio Guilherme Rodrigues Viotti, esse projeto retornou no início deste mês, quando surgiram boatos sobre atentatos envolvendo alunos e funcionários. “As crianças que já são direcionadas pelos seus pais e educadores a trilharem o caminho correto, aprendem desde cedo a participar da sociedade e a contribuírem para uma comunidade mais segura”, ressaltou.
“Todos contribuem cada dia mais através de acompanhamentos e desmotivando a violência, caso venham saber de algum desentendimento por menor que sejam. Enfim, devemos levar uma vida em sociedade e, para isso, devemos ser participativo em busca do bem comum que é o objetivo principal do projeto”, comentou.
Segundo ele, além de Cássia, as rondas policiais acontecem em Delfinópolis, Claraval, Pratápolis, Ibiraci, Itaú de Minas e Capetinga, ressaltando que nesses municípios não foram registrados nenhuma ameaça ou denúncia de violência no ambiente escolar.
“No caso das cidades sob minha responsabilidade, estamos com foco em prevenir as situações que possam interferir no bom funcionamento das escolas, com certeza em outros casos este projeto poderá contribuir de forma positiva e eficaz na prevenção”, assegurou o comandante.