PASSOS – A Polícia Militar de Meio Ambiente (PM MAmb) multou um homem em cerca de R$ 7 mil por descarte irregular de resíduos sólidos em Passos. Ele foi identificado após uma denúncia anônima feita com base em fotos que mostram o acusado fazendo o descarte próximo a uma caçamba em uma estrada vicinal do município
De acordo a PM MAmb, as fotos foram enviadas ao setor de Meio Ambiente da cidade e, com base nas imagens, os policiais identificaram o suspeito.
As fotos mostram um indivíduo realizando o lançamento de lixo e restos de material de construção. “De posse das imagens, foram realizados levantamentos, chegando-se ao nome e endereço do suspeito”, informa a polícia.
Ainda segundo a PM MAmb, em contato com o homem, ele assumiu ter feito o descarte, mas relatou que o material não era dele e sim de um amigo que pediu para que fizesse o transporte até o local, em uma estrava vicinal que dá acesso à zona rural do município.
Ele também alegou, de acordo com informações da polícia, que a caçamba localizada próximo ao local do descarte estava cheia e que, por esse motivo, despejou o material no solo. Segundo a PM MAmb, por meio das fotos foi possível observar que a caçamba estava vazia.
A corporação fez um Auto de Infração Ambiental por infringir o disposto no artigo 112, anexo I, código 120 do Decreto Estadual 47.383/2018, com multa que chega a cerca de R$7 mil.
“O sucesso na finalização da ocorrência só foi possível devido à informação repassada aos militares, sendo que sem as fotos e dados seria quase impossível a identificação do autor”, informa a polícia.
A PM MAmb ressalta que o descarte irregular de resíduos sólidos é crime ambiental, uma vez que a prática causa poluição e contribui com enchentes e danos ao meio ambiente e à saúde.
“A fiscalização foi intensificada nos últimos meses e, em sendo flagrada a prática, todas as penalidades previstas são tomadas por órgãos competentes, haja vista que é fundamental a conscientização e colaboração de todos ao exercício diário de cuidado e manutenção da limpeza urbana”, informa a corporação.
Para denunciar, a população pode ligar par o 181 Disque Denúncia, 190 Polícia Militar e (35) 3521-2414 (sede da Polícia Militar de Meio Ambiente).