Destaques Polícia

PM intensifica atuação durante colheita de café

19 de maio de 2023

Foto: Divulgação.

ALPINÓPOLIS – A Patrulha Rural da Polícia Militar em Alpinópolis iniciou a Operação Safra Segura 2023. Segundo a PM, a ação tem como objetivo atuar na colheita de café na região, com patrulhamento em horários alternados e fiscalização de trânsito em diversos pontos da zona rural.

Ainda de acordo a PM, desde o início deste mês, várias propriedades já iniciaram a colheita de café na região e a Patrulha Rural vai fazer patrulhamento em horários alternados entre o dia e a noite.

A Patrulha Rural em Alpinópolis, durante todo ano, realiza o policiamento no município, porém, nesta época, as ações são intensificadas para coibir ocorrências de furtos, roubos de sacas de café, maquinário, implementos e produtos agrícolas. Durante as visitas os policiais observam as falhas de segurança e orientam os moradores a saná-las.

De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), para o café arábica, as estimativas iniciais apontam para uma retomada de produção em Minas Gerais na safra 2023, principal estado cafeicultor do país, o que impacta positivamente sobre a perspectiva nacional, mesmo com os efeitos da bienalidade negativa sobre muitas das regiões produtoras.

“De maneira geral, há um aumento na área total do país em produção em relação ao ciclo passado, bem como uma estimativa de incremento na produtividade média, impulsionado, particularmente, pelos rendimentos médios esperados em Minas Gerais, São Paulo e Paraná”, afirma o superintendente substituto de Informações da Agropecuária, Rodrigo Souza.

“Assim, a expectativa de produção neste primeiro levantamento é de 37,43 milhões de sacas de café arábica beneficiado, sendo 14,4% superior ao volume obtido em 2022”.

Dicas de Segurança:

1- Os acessos à propriedade rural devem estar iluminados à noite, preferencialmente guarnecidos por animais treinados que possam denunciar a chegada de estranhos (cachorros, gansos etc.).

2- Mantenha um único ponto de acesso à propriedade e, se possível, com portaria ou porteira devidamente trancada, dotada de sistema de monitoramento por câmeras.

3- Evite deixar próximo das casas plantas que possam servir de esconderijo para pessoas mal intencionadas.

4- Mantenha a iluminação da propriedade acesa por todo o período noturno e instale as luzes em pontos de difícil acesso às pessoas e, se possível, instale alarmes nas edi­ficações da propriedade.

5- Ao notar a presença de pessoas estranhas ocupando veículos com placas de outro município e perguntando sobre a rotina da propriedade rural, acione imediatamente a Polícia Militar. Informe as características físicas, vestimentas a sinais como tatuagem, por exemplo, número de indivíduos e identi­ficação dos veículos, pois, na maioria dos casos, os criminosos fazem um levantamento antecipado do local onde vão agir.

6- Sempre desconfie de compradores, vendedores que ofereçam negócios muito lucrativos ou queiram saber informações sobre os hábitos do local.

7- Evite estabelecer rotinas no cotidiano, como frequentar os mesmos locais nos mesmos dias e horários, comentar assuntos relacionados à situação fi­nanceira pessoal, a aquisição de bens e produtos com alto valor agregado (defensivos agrícolas e outros). Oriente os funcionários a fazerem o mesmo.