Destaques Polícia

PM identifica autor de furto de decoração natalina em Alpinópolis

23 de novembro de 2024

Fios de pisca-pisca foram arrancados e cortados, além de danificar oito peças natalinas / Foto: Divulgação

Carlos Renato

ALPINÓPOLIS – A Polícia Militar identificou nesta sexta-feira, 22, o homem acusado de danificar os enfeites de Natal na praça da Matriz em Alpinópolis. O ato de vandalismo teria ocorrido na madrugada de quinta.

Segundo informações da PM, o autor, de 59 anos, não esclareceu o motivo da ação. A irmã informou que ele sofre de problemas mentais, como esquizofrenia e cleptomania, e seria inimputável.

De acordo com a polícia, a irmã do autor relatou que a situação dele é complexa, pois não aceitaria tratamento no Cras e nem internação para tratar da doença. Ela disse ainda que ele tem o hábito de andar de madrugada recolhendo lixo e armazenando no quarto dele.

Segundo a PM, os fios foram recuperados e entregues ao funcionário responsável pela decoração no município, que informou não ser possível utilizá-los, e que teria que solicitar a aquisição de novas instalações para finalizar o serviço, além de causar risco de eletrocutá-lo.

O prefeito do município, Rafael Freire, ressaltou que o local possui sistema de monitoramento por câmeras, o que facilita a identificação de supostos autores que eventualmente danificar as decorações natalinas.

“Um dia depois de iniciarmos os enfeites natalinos na praça Matriz de Alpinópolis, já contabilizamos oito peças vandalizadas, com vários fios cortados ou arrancados. Desta vez, temos câmeras de monitoramento e vamos chegar aos responsáveis. Mas a pergunta que fica é: o que uma pessoa ganha fazendo isso? Qual o sentido?”, questionou.

Freire reforça que destruir patrimônio público é crime. “Nos ajude a manter nossa praça enfeitada para o fim de ano. Percebeu algo suspeito, ligue 190”, disse.

Carmo

A Prefeitura de Carmo do Rio Claro informou que as luzes de pisca-pisca da decoração de Natal que está localizada no trevo da cidade foram apagadas devido ao furto da fiação elétrica. O crime teria ocorrido no último fim de semana, sendo a sétima ocorrência de furto no local, causando prejuízos e transtornos à população.

“A administração está tomando as providências necessárias para solucionar o problema e reforçar a segurança. Contamos com a colaboração de todos para denunciar práticas como essa”, solicitou. Ainda não foi identificado o autor do ato.