Ézio Santos
PASSOS – A operação da Polícia Militar em Passos, com o apoio do Tático Móvel, finalizou na semana passada com o a apreensão total de 49 motocicletas irregulares e quatro bicicletas motorizadas. Segundo a PM, a ação sucedeu entre os dias 23 e 28 deste mês, com o objetivo em coibir o uso de escapamento adulterado em motocicletas, bem como, o uso de bicicletas motorizadas sem o condutor estar equipado ou habilitado. Os 53 veículos foram encaminhados para o pátio credenciado pela Delegacia de Trânsito da Polícia Civil e condutores foram multados, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Segundo a PM, a fiscalização verificou diversos tipos de infrações, como documentação irregular, pilotos sem habilitação ou com a CNH vencida, pneus carecas, defeitos nos faróis e nas luzes de seta, dentre outros. Segundo a PM, os condutores devem arcar com as despesas do transporte pelo guincho, aluguel do estacionamento no pátio credenciado, pagar a multa no valor de R$ 195,23, além de sofrer sanções de perda de cinco pontos na CNH.
De acordo com o comandante da 77ª Companhia do 12º Batalhão da Polícia Militar, capitão Diogo da Silva Rosa, a operação no município durante a semana passada tentou resolver e amenizar o clamor da população passense, em relação ao intenso barulho nas vias públicas provocado pelas motocicletas que tiveram os escapamentos originais trocados. Segundo ele, em quatro dias de fiscalização, os militares estiveram em diversos pontos no centro e nos bairros de Passos.
Segundo o comandante, os infratores podem ter outros gastos se demorar para regularizar o veículo antes da liberação do delegado de trânsito. “Fora a dor de cabeça que dá, em razão de ficar sem o veículo por tempo indeterminado, a depender do ato infracional. Além disso, quanto maior a demora, maior o valor com as diárias no pátio credenciado do Detran”, disse o capitão Diogo, ressaltando que esse tipo de operação pode gerar uma sensação de maior segurança nas vias públicas.
“Nosso objetivo é intensificar as blitzes e operações de trânsito, a caça a essas motocicletas barulhentas. Porém, acabamos ‘pescando’ condutores com documentação irregular e até infratores penais com passagens pela polícia. Como já disse, o foco é combater os crimes violentos nas cidades sob nossa responsabilidade. Mas, surgindo oportunidades, vamos retirar de circulação as motocicletas com escapamento fora dos padrões, além de outras infrações penais ou administrativas que, porventura, forem detectadas”, afirmou Diogo.
“Vale ressaltar que, há uma sensação de clamor público em Passos para fiscalização de tais motocicletas, considerando que o barulho emitido incomoda intensamente pessoas que estão internadas nos hospitais, nos lares de idosos, as crianças nas escolas e creches, as pessoas que tem autismo, por exemplo, além de incomodar animais domésticos”, disse o comandante.