21 de fevereiro de 2025
PATRULHA RURAL, EM PARCERIA COM O SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS DE ALPINÓPOLIS (SINDALP), PROMOVEU REUNIÃO COM PRODUTORES DO MUNICÍPIO NA ÚLTIMA QUARTA-FEIRA / Foto: Reprodução
ALPINÓPOLIS – Com a alta do preço do café, que atingiu cotação de R$ 2,7 mil a saca de 60 quilos nesta semana, produtores rurais estão preocupados com a segurança no campo e no escoamento da produção durante a colheita nesta safra, que tem início em abril.
Para tratar do assunto, a Patrulha Rural da Polícia Militar em Alpinópolis promoveu uma reunião na última quarta-feira, 19, com produtores rurais do município. O evento, chamado de Safra Segura 2025, foi realizado em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Alpinópolis (Sindalp) com o objetivo de traçar estratégias para segurança durante a safra.
Segundo informações da PM, a reunião ocorreu no Parque de Exposição Vicente José Freire e contou com a participação do prefeito de Alpinópolis, Rafael Freire, o presidente da Câmara, Sebastião Ferreira Neto, e o vereador André Leonel Vilela, bem como o presidente do sindicato, José Carlos de Paula (Carlinho de Paula) e contou com a presença de vários produtores de café da região.
A reunião foi conduzida pelo comandante do 3º Pelotão de Alpinópolis, Luiz Gustavo Santos Silva, com a participação do 3º sargento Juliano Pereira de Souza, integrante permanente da Patrulha Rural de Alpinópolis, e o 3º sargento Renan André de Lima, recém-chegado ao pelotão.
O oficial repassou dados sobre o policiamento e de como funciona a logística de patrulhamento, informou sobre os meios oficiais de comunicação com a Polícia Militar, bem como reforçou a importância do fortalecimento das redes de proteção, como propriedades protegidas, e também o fortalecimento dos grupos de WhatsApp para facilitar o acionamento de ocorrência e informar fatos de segurança pública. O comandante também reforçou a importância de sistemas de segurança nas propriedades como alarmes e monitoramento por câmeras.
“O oficial repassou dicas importantes sobre a segurança dos produtores e os seus equipamentos, implementos e produtos agrícolas, nesse caso o café, que vem tendo alta nos últimos meses”, informa a PM.
Segundo a corporação, o prefeito Rafael Freire demonstrou proatividade nas demandas da zona rural e esclareceu dúvidas sobre a manutenção de estradas rurais. Outro ponto importante que o prefeito demonstrou interesse foi a ampliação do Sistema Olho Vivo (Cerco Eletrônico) para a Zona Rural e a inclusão de câmeras em pontos estratégicos da Zona Rural, tema que foi levantado pelo produtor José Henrique da Silva, morador do Bairro Sertão Grande.
Ainda de acordo com a PM, o prefeito solicitou que o comandante do pelotão realizasse um levantamento e enviasse o projeto para ser colocado em prática com recursos próprios da prefeitura.
Outra demanda levantada pelo produtor Afranio Falcucci Lemos foi o aumento do efetivo policial para melhoria do policiamento. O Oficial informou que o efetivo ganhou reforço na última semana com a chegada de três policiais que contribuirão com o patrulhamento urbano e rural.