Ícone do site Folhadamanha

PM faz reunião sobre combate à violência em escolas

Oficiais do 12º Batalhão da Polícia Militar dão início à “Operação de Proteção Escolar”./ Foto: Divulgação.

Yngrid Horrana

PASSOS – O 12º Batalhão da Polícia Militar (BPM) realiza, nesta quarta-feira, 12, uma reunião com diretores e vice-diretores de escolas de municípios da região para discutir sobre a Operação de Proteção Escolar e estratégias para evitar violência nos estabelecimentos de ensino e sobre como agir em caso de ataques.

Segundo o major Daniel Ladeira, a reunião será feira em parceria com a Superintendência Regional de Ensino de Passos, às 8h, na sede do batalhão, em Passos. Na última segunda-feira, a Polícia Militar de Minas Gerais lançou a Operação de Proteção Escolar, que tem como objetivo atuar de forma preventiva e em articulação com a comunidade para ampliar e fortalecer a rede de proteção às unidades de ensino públicas e privadas no estado.

Em Passos, o início da ação foi realizado por oficiais que fizeram policiamento em diversas escolas públicas e privadas da cidade. “Nós fizemos uma grade de visitação a todas as escolas. E cada dia nós daremos uma atenção especial a algumas delas, com visitas aos diretores, professores e aos alunos”, disse o Major.

O tenente da PM Alex Costa alerta que as pessoas devem acionar a polícia em caso de ameças a instituições de ensino. “Qualquer informação relacionada à escola, seja uma ameaça com fundamento ou não, repasse para a Polícia Militar. Para que a gente possa trabalhar a informação, transmitir para a Polícia Civil e para que a gente tenha capacidade de aconselhar as escolas”. Em caso de suspeitas de atentado ou indícios de possíveis ataques violentos, recomenda-se que todos acionem o 190 imediatamente.

Paraíso

Na última semana, a Prefeitura de São Sebastião do Paraíso fez uma reunião com a Polícia Militar e com a Guarda Municipal para debater ações de fortalecimento a operações nas escolas. Segundo informações divulgadas pela prefeitura, o secretário de Segurança Pública, João Paulo Alves Bueno, destacou que é necessário elaborar projetos de ação que priorizem rapidez e eficácia.

De acordo com a administração, o prefeito Marcelo Morais destacou o trabalho que a PM, Guarda Civil Municipal e Polícia Civil realizam em Paraíso e ressaltou a necessidade de intensificar algumas operações, principalmente na porta das escolas. A prefeitura informa também que a A PM e a Guarda Civil terão uma plano de ação para pontuar operações específicas nas unidades escolares, garantindo a segurança das crianças e coibindo possíveis ações criminais.

Delfinópolis

Em Delfinópolis, a rede municipal de ensino foi alvo de veiculação de fake news relacionadas a violência. Segundo informações divulgadas pela prefeitura, não houve ato de ameaça contra alunos.

“A Prefeitura Municipal de Delfinópolis esclarece que Não houve em nenhuma Escola Municipal qualquer ato de ameaça contra nenhum aluno. Repudiamos a propagação de qualquer fake news nesse sentido, e já registramos ocorrência contra quem vem divulgando essas informações”, informa a administração.

Sair da versão mobile