3 de janeiro de 2025
Caminhão usado por criminosos foi abandonado e apreendido na zona rural de Itamogi / Foto: Divulgação
Roberto Nogueira
S. S. PARAÍSO – Criminosos tentaram furtar uma carga de defensivos agrícolas avaliada em cerca de R$ 6 milhões de uma cooperativa em Itamogi, no final de 2024.
Segundo informações da Polícia Militar, na última segunda-feira, 30 de dezembro do ano passado, a corporação foi acionada para averiguar uma movimentação suspeita na Cooperativa de Café Coopercitrus, em Itamogi.
No local, os policiais perceberam que os criminosos haviam tentado furtar a carga da cooperativa e, por meio de imagens de câmeras de segurança instaladas na saída da cidade, notaram que um veículo havia dado suporte na ação e que ele foi utilizado pelos suspeitos durante a fuga. A PM também notou que um caminhão baú havia sido usado na tentativa do furto.
Outras unidades da Polícia Militar foram mobilizadas em São Sebastião do Paraíso e também em Santo Antônio da Alegria, no estado de São Paulo, devido ao sentido da fuga que os criminosos empreenderam. De acordo com a PM, o veículo foi avistado em diligências realizadas após a tentativa do furto e, durante perseguição, o carro acabou se envolvendo em um acidente de trânsito e foi abandonado. Após novas diligências, os policiais prenderam um dos suspeitos.
Conforme denúncia, pelo menos dois homens teriam entrado na cooperativa de maneira suspeita, em uma Fiat Strada. Foi verificado que o veículo apreendido foi produto de roubo em Uberlândia (MG). No entanto o condutor conseguiu empreender fuga, sendo que um dos acusados saltou do veículo em movimento e correu para um matagal. O motorista tentou retomar o controle do veículo, mas em seguida colidiu com um muro. Ele fugiu pulando muros nas proximidades. Após montagem de cerco, um suspeito foi preso em flagrante.
Durante rastreamento, uma GM S10 passou pelas equipes em alta velocidade, com dois indivíduos, os quais apresentavam características semelhantes aos suspeitos da filmagem do monitoramento da cooperativa, levantando suspeitas.
Houve nova perseguição, mas os envolvidos ignoraram as ordens de parada. O veículo foi furtado em Itamogi, sendo que os ocupantes estavam auxiliando aos demais integrantes do grupo que estava na Fiat Strada. Os ocupantes da S10 seguiram em sentido a Santo Antônio da Alegria e, durante a fuga, o condutor perdeu o controle do veículo. Os suspeitos desembarcaram e fugiram por um matagal.
Nesta quinta-feira, 2, os policiais obtiveram novas informações referentes a um caminhão que foi abandonado em uma propriedade rural em Itamogi. O veículo, encontrado em um cafezal, estava sem as placas de identificação e foi encontrada, no interior do caminhão, uma nota fiscal com o número de um chassi. Foi constatado que o veículo havia sido roubado no dia 27 de junho de 2024, em Miguelópolis (SP).
Segundo a PM, após verificar a numeração do chassi que se encontra na cabine do veículo, foi verificado se tratar de uma adulteração no chassi original, sendo este remarcado com uma nova numeração de um caminhão com as mesmas características pertencente a uma empresa localizada no Rio Grande do Sul.
“A ação conjunta foi primordial para evitar que o crime ocorresse e que a quadrilha não atuasse em nossa região”, informa a PM.