S. J. BARRA – A Polícia Militar em São José da Barra, em parceria com o Conselho Comunitário de Segurança Pública (Consep), Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Assistência Social e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), promoveu ações para a prevenção da violência doméstica e à promoção da cultura de paz no município, com a criação do projeto intitulado “Tudo começa em casa. E, depois de tudo isso?”.
Segundo informações da PM, o objetivo do projeto foi de conscientizar a população sobre o que é e quais são as diversas formas de violência doméstica e familiar contra a mulher e orientar a população no combate a este tipo de violência.
As ações do projeto ocorrem durante o segundo semestre, entre os meses de agosto e novembro, ocasião em que foram realizadas palestras nos próprios bairros do município, proporcionando maior comodidade e levando conhecimento aos moradores de cada local.
Também ocorreram ações voltadas para o público estudantil, com realização de encontros na Escola Estadual Juscelino Kubitschek e Escola Estadual de Furnas.
Ainda segundo a PM, a população da Barra aderiu ao projeto, com grande participação dos moradores. As palestras se tornaram um bate papo bastante produtivo e foram ministradas pelas profissionais, soldado Jacqueline Cardoso, lotada em Alpinópolis da PMMG, e a psicanalista Pollyanne.
O projeto contou com o auxílio do sargento Junior Valeriano, comandante do destacamento de São José da Barra, e da supervisão do tenente Luis Gustavo Santo Silva, comandante do 3° Pelotão de Alpinópolis.