14 de setembro de 2024
Estudantes do ensino médio de todo o Estado se reúnem na Assembleia, de quarta, 18, a sexta-feira, 20 para deliberar sobre melhorias na educação./ FOTO: Reprodução
BELO HORIZONTE – A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) recebe, entre os dias 18 e 20 de setembro, a etapa estadual da 20ª edição do Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas), programa de formação política de estudantes do ensino médio realizado pelo Parlamento mineiro, por meio da Escola do Legislativo, em parceria com câmaras municipais e com o apoio da PUC Minas.
Uma das maiores iniciativas de participação legislativa jovem do País, o PJ Minas tem como tema em 2024 “Melhorias no ensino escolar”. Todo o trabalho desenvolvido durante o ano culmina na votação de sugestões de ações a serem entregues à ALMG.
De acordo com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Leite (MDB), a Casa está sempre aberta à juventude. Ele destaca a importância de escutar o que os estudantes têm a dizer sobre o tema deste ano.
“Queremos ouvir e apoiar as iniciativas que visam melhorar a educação em Minas. Quando damos voz aos jovens, conseguimos enxergar novos caminhos e novas soluções.”
O presidente acrescenta que o objetivo do Parlamento mineiro “é engajar cada vez mais municípios para estimular a participação dos jovens na política”.
A programação da etapa estadual começa na quarta-feira, 18, com a exposição aos 150 representantes dos 133 municípios participantes, distribuídos em 20 polos regionais, da dinâmica dos grupos de trabalho (GTs) e da plenária estadual, além de uma atividade de entrosamento.
Na quinta, 19, pela manhã, os GTs escolhem seus coordenadores e iniciam as discussões para priorizar as propostas que serão submetidas a votação de cada um dos três subtemas: “Melhorias do ambiente de ensino-prendizagem”, “Melhoria da aprendizagem e enfrentamento das desigualdades educacionais” e “Fortalecimento da gestão democrática”.
À tarde, será definido o tema da edição de 2025, em votação híbrida, com a participação dos jovens presentes na ALMG e de outros estudantes que permanecem no interior e votam por meio eletrônico.
Encerrando a agenda do dia, haverá um estudo dirigido, com a leitura do documento de propostas e esclarecimentos.
Na sexta, 20, às 10h, tem início a Plenária estadual, no Plenário Juscelino Kubitschek, com a votação das propostas que foram construídas e aprimoradas ao longo de todo o ano. A plenária será transmitida ao vivo pela TV Assembleia e pelo canal da ALMG no YouTube.
Documento final
O documento final com as propostas será entregue à Comissão de Participação Popular da Assembleia. As sugestões são agrupadas por subtema, na forma de propostas de ação legislativa (PLEs), que podem ser transformadas, entre outras iniciativas, em projetos de lei e em requerimentos de providências aos órgãos públicos.