C. R. CLARO – O promotor de Justiça Cristiano Cassiolato recebeu os integrantes do Parlamento Jovem de Carmo do Rio Claro na sede do Ministério Público, nessa quarta-feira, 29. Segundo informações da Câmara de Carmo do Rio Claro, os jovens tiveram a oportunidade de conhecer o espaço, as funções exercidas pelos promotores e pelo MP, além de conversarem com Cassiolato sobre o tema do PJ deste ano: Jovem e o mercado de trabalho.
Na chegada, eles assistiram a dois vídeos institucionais apresentando o órgão público e, logo em seguida, o promotor explicou em detalhes as funções fiscalizadora e de proteção da ordem jurídica, da democracia e dos interesses sociais. Depois, Cassiolato levou os jovens parlamentares para um visita às imediações do MP e o encontro terminou com uma conversa sobre o tema do PJ e outros assuntos.
Entre os desafios para o jovem acessar o mercado de trabalho, a necessidade de qualificação e especialização foi abordada pelo promotor Cassiolato. Ele destacou que todas as carreiras exigem conhecimento profundo e foco por parte dos jovens.
“A maior dificuldade do adolescente que está se preparando para ser um adulto é justamente o foco, manter o foco naquilo que deseja, manter o foco no caminho que tem que ser trilhado, no estudo que deve ser feito e a gente percebe isso por uma situação muito simples. É muito difícil, por exemplo, desvencilhar o estudante, o jovem, do celular. A quantidade de notificações, a quantidade de informação, a quantidade de demanda que um aparelhinho desse cria na cabeça daquele que deveria estar focado, acaba desviando muito. Então, a primeira coisa que a gente aconselha é: vai se preparar, vai estudar, vai tentar alguma coisa e trilhar um caminho – naquele momento – celular no modo avião, dentro da gaveta, sem nem mesmo enxergá-lo”, aconselha o promotor.
Esse foi o segundo encontro do PJ 2023 e o terceiro ano que o promotor Cassiolato contribui com o projeto. Sempre receptivo, falou com os estudantes do PJ sobre meio ambiente no primeiro ano, no segundo, sobre a Constituição e, neste ano, sobre o Ministério Público e o mercado de trabalho. O Parlamento Jovem é um projeto voltado para educação política e cidadã focado em jovens estudantes do ensino médio.