22 de agosto de 2023
Foto: Divulgação.
Yngrid Horrana
PIUMHI – A Secretaria Municipal de Educação de Piumhi reuniu cerca de 1,5 mil pessoas durante as festividades realizadas nas escolas em comemoração à “Festa da Família”, que teve início neste mês.
Até a última sexta-feira, 18, os estudantes das 17 instituições da rede pública municipal de ensino prestaram homenagens às famílias da comunidade escolar por meio de apresentações musicais e artísticas. Segundo a gestão, a festividade ainda tem como intuito reforçar a importância da participação dos responsáveis na vida escolar dos alunos.
Conforme a prefeitura, as Escolas Municipais Acácio da Costa Lopes, Coronel Fidelis, Dona Lidinha, Josino Alvim, Deputado Eurípedes Craide e Lindamar Martins desenvolveram gincanas, atividades lúdicas de interação entre as crianças e as famílias, rodas de conversas, contação de histórias, conscientização sobre saúde e higiene pessoal e atividades voltadas às virtudes, valores e acolhimento. Além dessas atividades, as creches e Cemeis contaram com palestras, café comunitário e outras atividades.
De acordo com a secretária de educação Vanilda Soares Faria, o setor enxergou uma necessidade de fomentar o fortalecimento dos vínculos familiares, principalmente após um contexto de pandemia de Covid-19, onde as relações foram abaladas devido às mudanças na dinâmica social. “Em uma época de pós-pandemia, interações pessoais e familiares estão precisando ser cada vez mais fortalecidas”, disse.
Vanilda também afirma que a promoção das atividades envolvendo o público externo são fontes que incentivam o diálogo entre a escola e a comunidade. Conforme a secretária, o Plano Municipal de Educação (PME) institui a realização da “Festa da Família” com o objetivo de promover a diversidade, o respeito e o acolhimento no meio educacional.
Segundo a secretária, na medida em que esses eventos ocorrem, espera-se que as atividades influenciem o estreitamento das relações entre as escolas e as famílias, através de projetos, ações e estratégias de incentivo à participação dos pais ou responsáveis no acompanhamento da vida escolar de seus filhos.