Ícone do site Folhadamanha

Piumhi realiza mutirão contra a dengue no bairro Dona Vicentina

PIUMHI – A Prefeitura de Piumhi realizou no último sábado, 11, por meio do Departamento de Endemias, vinculado à Secretaria de Obras do município, o 1º mutirão de limpeza no combate a dengue e outras arboviroses no bairro Dona Vicentina.

Segundo a prefeitura, a ação teve a cooperação dos agentes de endemias, que visando evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, retiraram duas cargas de caminhões com materiais descartáveis e em desuso no bairro.

De acordo com o diretor do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Luiz Henrique Vieira Mota. essas ações iniciaram após o resultado do último Levantamento de Índice Rápido para o Aedes Aegypit (LIRAa), que constou 8,4, índice considerado situação de risco de infestação do mosquito. Baseado neste índice, segundo o diretor, serão realizados, a partir de agora, mutirões de limpeza em bairros que tiverem maior incidência da doença, para que haja um monitoramento, controle e combate ao Aedes.

Segundo ele, para que o trabalho dos agentes de endemias seja melhor divulgado, a as campanhas de combate e de conscientização da população terão continuidade, uma vez que, ainda há risco de epidemia de dengue no município, algo que pode se tornar um problema maior, quando somado à escassez de inseticidas usados no combate a doença em todo o estado.

Conforme informações da prefeitura, o mutirão de limpeza deve continuar aos sábados, com a participação de um carro de som, que divulgará, dias antes, o local onde deve acontecer os próximos mutirões, que reforça junto a população que fique atenta e que acompanhe as campanhas divulgadas nas redes sociais da administração.

Ainda segundo ele, as pessoas que tiverem recipientes vazios ou materiais descartáveis em suas residências acumulando água, podem fazer o descarte nos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), distribuídos na cidade. É uma forma de auxiliar no combate à proliferação do mosquito.

Outra forma é manter os quintais limpos e organizados, não deixar utensílios para armazenar água parada, manter os ralinhos tampados e, se possível, com telas, além de receber os agentes de Saúde nas residências para visitas de prevenção.

Sair da versão mobile