Ícone do site Folhadamanha

Piumhi realiza 1º Festival Café da Canastra no Berrantão

O FESTIVAL TAMBÉM CONTOU COM OFICINAS GASTRONÔMICAS E SHOWS MUSICAIS, PROPORCIONANDO UMA IMERSÃO NA CULTURA LOCAL E CONTRIBUINDO PARA O FORTALECIMENTO DO TURISMO REGIONAL./ foto: Reprodução

PIUMHI – O 1º Festival Café da Canastra celebrou a cultura cafeeira da região e reuniu turistas e participantes dos municípios do Território da Canastra entre os dias 11 e 13 deste mês no espaço Berrantão do Parque de Exposições Tônico Gabriel, em Piumhi.

O evento foi organizado pela Associação dos Cafeicultores da Canastra (ACanastra), em parceria com o Sebrae-MG, o Sindicato Rural de Piumhi, a Aprocan e as cooperativas de crédito do Território.

Ao longo dos três dias de evento, o público teve a oportunidade de explorar uma variedade de experiências, incluindo degustações guiadas, feiras de produtores locais e apresentações culturais. O festival também contou com oficinas gastronômicas e shows musicais, proporcionando uma imersão na cultura local e contribuindo para o fortalecimento do turismo regional.

O festival evidenciou a importância do café do Território da Canastra, que possui características únicas graças ao seu terroir (combinação de solo, clima, relevo e práticas agrícolas) e destacou a força da agricultura familiar, que sustenta a produção regional. Além de promover os produtos, o evento impulsionou os produtores, gerando novas oportunidades de negócios e fortalecendo a economia.

Os produtores que tiveram as cinco melhores notas no festival, Wlademir Garcia Albuquerque – 87,88 (Vargem Bonita); Wilson Vicente Soares – 86,83 (Capitólio); Ana Maria Trindade – 86,67 (Delfinópolis); Paulo Henrique Almeida Guerra – 86,50 (Capitólio); e Gilson Luiz de Faria – 85,95 (Vargem Bonita), vão representar o território em futuros concursos estaduais e nacionais.

Os organizadores comemoraram o impacto positivo do evento, que consolidou o Festival Café da Canastra como uma importante plataforma de divulgação para a gastronomia e o turismo.

“O festival mostrou que nossa região tem muito a oferecer, tanto em termos de produtos de alta qualidade quanto como destino turístico. A resposta do público foi fantástica e já estamos pensando em como ampliar ainda mais para a próxima edição”, afirmou Paulo Henrique Guerra, vice-presidente da ACanastra.

Com a realização deste festival, a expectativa é que o Território da Canastra continue a crescer e se fortalecer, atraindo visitantes e investidores e promovendo a rica diversidade de sua produção. O evento é mais um passo na criação da marca território, que visa qualificar ainda mais a produção de queijo, café, mel, banana, charcutaria, entre outros produtos regionais, bem como os serviços relacionados ao turismo ecológico e gastronômico. Trata-se de um projeto de grande potencial, que trará ainda mais prosperidade para os municípios da região.

Sair da versão mobile