Ícone do site Folhadamanha

Piumhi prorroga prazo para cadastro da Lei Aldir Blanc

Interessado tem até o dia 14 de maio para realizar o cadastro e até o dia seguinte para a entrega do projeto cultural / Foto: Reprodução

PIUMHI – A Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte de Piumhi prorrogou até o dia 14 de maio o prazo do cadastro cultural da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), por meio de um chamamento público. A prefeitura liberou cerca de R$ 280 mil para fomentar o setor no município.

Segundo o secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Thiago Junio Santos, essa verba deve ser destinada para iniciativas que apoiam e promovam a cultura em Piumhi. “O próximo passo é o credenciamento das pessoas interessadas, que devem preencher o cadastro cultural. Em seguida, em conjunto com o setor jurídico, foram elaborados os editais para cada área cultural, garantindo transparência e igualdade de oportunidades para todos os interessados”, disse.

Conforme o secretário, a prorrogação do prazo para o cadastro foi necessária para garantia todos os requisitos de aptidão que serão verificados durante a entrega do projeto cultural, que deve ser feito até o dia 15 de maio. “Tendo em vista que já tínhamos vários eventos programados no município e também estávamos com a agenda de trabalho cheia por conta das festividades no início de maio, decidimos prorrogar o cadastro até um dia antes do prazo final do edital, para o interessado entregar seu projeto”, afirmou.

“No dia 16 de maio a comissão julgadora já está convocada para avaliar todos os projetos e classificá-los”, complementou Thiago.

Segundo ele, essa iniciativa representa um esforço da prefeitura em apoiar financeiramente os trabalhadores culturais, artistas, escritores, produtores audiovisuais, empresários e demais profissionais que desejam contribuir com projetos culturais inovadores e significativos para a comunidade.

Conforme informa o documento, a Lei Aldir Blanc tem por objetivo fomentar a cultura; garantir o financiamento e a manutenção de agentes, espaços e ações artísticos-culturais; democratizar o acesso e a produção artística, sendo que, as condições para a execução da Política Nacional Aldir Blanc foram criadas por meio do engajamento da sociedade e o presente edital destina-se a apoiar projetos apresentados pelos agentes culturais no município.

De acordo ainda com o edital, o chamamento público para premiação de programas, projetos e ações visando a difusão de obras de caráter artístico e cultural, apoio a produção de exposições, festivais, festas populares, feiras e espetáculos, programas, projetos e ações visando à difusão de obras de caráter artístico e cultural, apoio a produções audiovisuais e jogos eletrônicos, proteção e preservação do patrimônio cultural imaterial, inventários e incentivos para manifestações culturais brasileiras em risco de extinção, e outras ações consideradas relevantes por sua dimensão cultural e interesse público.

O cadastro cultural está disponível na Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte de Piumhi, localizada na Praça Dr. Avelino de Queiroz, nº 193.

Sair da versão mobile