Ícone do site Folhadamanha

Piumhi promove mutirão contra dengue no bairro Lagoa de Trás

Agentes de Endemias vão utilizar maquinários da prefeitura./ Foto: Divulgação.

PIUMHI – A Secretaria de Saúde de Piumhi, em conjunto com o Departamento Municipal de Obras e Transporte, promove neste sábado, 20, a partir das 7h30, um mutirão de limpeza no bairro Lagoa de Trás. Segundo a administração, a iniciativa, liderada pelos agentes de Endemias, tem o objetivo de evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.

Segundo a prefeitura, a ação será antecedida por um carro de som que percorrerá as ruas, informando os locais específicos onde ocorrerá a limpeza. Essa estratégia visa conscientizar os morados sobre a importância da participação coletiva para combater o vetor de doenças como dengue, zika e chikungunya.

De acordo com a administração, o mutirão deve utilizar maquinários da prefeitura e a participação de todos será essencial para eliminar possíveis criadouros do mosquito nas propriedades. O mutirão é uma resposta efetiva para fortalecer as medidas de controle, proporcionando um ambiente mais seguro e saudável para a comunidade.

Segundo o supervisor geral do setor de Endemias, Igor Silva Costa, o mutirão é uma estratégia essencial para o monitoramento, controle e combate ao Aedes. Segundo ele, além dessa ação, a aplicação do UBV Portátil (Aerosystem) já está em andamento em diversos pontos da cidade aliado as visitas domiciliares.

Conforme destaca Igor, a importância da colaboração da população para o sucesso dessas ações, como medidas de eliminação de garrafas, sacos plásticos e pneus velhos, que ficam expostos à chuva, e o cuidado em tampar recipientes que acumulam água, como caixas d’água e piscinas.

Para o supervisor, o calor e chuvas intensas intercaladas com breves períodos de estiagem, contribuíram para a proliferação do mosquito no início deste ano.

Segundo dados da Secretaria de Saúde, o município registrou média de 15 novos casos por dia, configurando um cenário de epidemia, sendo necessário a união dos cidadãos e da gestão pública para reverter essa situação e garantir um ambiente mais saudável para os todos.

Sair da versão mobile