PIUMHI – A Prefeitura de Piumhi promoveu ações sobre educação bucal nas instituições de ensino do município. Durante este mês, a equipe de Saúde Bucal, composta por 17 odontólogos e 11 auxiliares das Unidades Básicas de Saúde, realizou um conjunto abrangente de atividades educativas sobre o assunto.
Segundo a prefeitura, as ações incluíram palestras educativas, apresentação de vídeos informativos, performances teatrais envolventes e sessões de técnicas de escovação supervisionadas, que foram direcionadas para escolas, creches, Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei’s) e também na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), abrangendo um total de 22 instituições.
De acordo com a prefeitura, além das atividades educacionais, a equipe distribuiu 2,1 mil kits de higiene bucal para crianças e adolescentes, que foram fornecidos pela administração municipal como parte do compromisso com a saúde bucal da comunidade.
Conforme a prefeitura, essas ações são uma parte essencial do Programa Saúde na Escola (PSE), que tem como principal objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes. O programa realiza ações de promoção de saúde, prevenção de doenças e atenção à saúde. Seu foco é enfrentar as vulnerabilidades que podem afetar o pleno desenvolvimento de crianças e jovens na rede pública de ensino.
As ações foram coordenadas pelas coordenadoras do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Roseli Terra e Cyntia Tomé.
Cursos
A Secretaria de Assistência Social, com o apoio da Secretaria de Educação, iniciou dois cursos profissionalizantes na semana passada, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) junto à Secretaria de Estado e Desenvolvimento (Sedese).
Para a aula de abertura estiveram presentes a secretária municipal de Educação, Vanilda Soares e o diretor da secretaria de Assistência Social, Maikon Oliveira e o supervisor pedagógico do Senac de Guaxupé, Tiago Pires.
Os cursos de recepcionista e assistente administrativo abrangem o público do Cras, Creas e do Sine e estão sendo ministrados no espaço do Instituto Perfil de Educação, de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h.
Segundo a prefeitura, nesse primeiro momento foram abertas 30 vagas para o curso de assistente administrativo e 20 vagas para o curso de recepcionista. Os cursos terão uma carga horária de 160 horas, totalizando cerca de dois meses e meio.
De acordo com o supervisor Tiago Pires, os cursos são oferecidos em atendimento ao pedido da Sedese e o principal requisito é que os cursos sejam ocupados por pessoas com baixa renda ou em situação de vulnerabilidade.